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Posso ganhar multa por causa de pneus desgastados?

É fundamental para a segurança de motorista e passageiros que o carro não circule com os pneus desgastados. Saiba se o descuido rende punição!

Às vezes negligenciados por condutores, os pneus garantem a estabilidade de um automóvel e auxiliam a suspensão do carro no amortecimento de vibrações. Portanto, eles são fundamentais para a segurança de todos a bordo. Em razão disso, os motoristas simplesmente não devem rodar por aí com pneus desgastados.

Com o passar do tempo, o atrito entre a borracha e as superfícies vai naturalmente degradando os pneus. Logo, consequentemente, esse desgaste vai fazendo com que o veículo perca paulatinamente aderência com a pista quando realiza curvas e frenagens.

De antemão, pneus desgastados fazem o motorista derrapar muito mais, e um isso pode acabar provocando toda sorte de acidentes. Em suma, se a borracha em torno de um dos artefatos circulares do carro parecer lisa, ressecada e tiver “rachaduras”, é hora de trocar o pneu.

Pneus desgastados trazem gastos – com peças novas ou multa

Como nem todo motorista acaba procedendo com a manutenção em dia, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê punição para quem dirige com os pneus desgastados. Conforme o ordenamento, a conduta pode ser enquadrada no artigo 230, inciso XVIII.

Ou seja: “Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança […]”. Nesse sentido, a infração é considerada “grave”, e rende multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, a norma orienta a retenção do veículo “para regularização” como medida administrativa a ser adotada pela autoridade. Em outras palavras, pneus desgastados sempre trazem gastos – seja com novos componentes ou com uma multa.

Dica para verificar o nível de deterioração do componente

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos automotores não podem circular “com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.

O portal UOL já compartilhou um macete que ajuda a verificar se os sulcos estão na profundidade adequada. À princípio, é importante introduzir uma moeda de R$ 1 nos canais localizados na parte do pneu que fica em contato com o solo.

Assim, se a borda dourada ficar muito à mostra, significa que o carro está com os pneus desgastados. Por fim, a publicação ainda adverte que ter como estepe um componente fora dos padrões de uso e segurança também pode render punição.

Imagem: Nor Gal / shutterstock.com