Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupança perde para a inflação novamente após 11 meses; veja rentabilidade

Poupança tem pior resultado frente à inflação em 11 meses; rentabilidade fica abaixo do índice inflacionário.

A poupança teve um desempenho negativo em fevereiro de 2024, com um rendimento abaixo da inflação, que foi de 0,29%. Isso marca o fim de um período de quase um ano em que a poupança apresentou ganhos reais, iniciado em fevereiro de 2022. Com a perda para a inflação, muitos investidores estão buscando alternativas mais rentáveis para aplicar seu dinheiro.

Opções como investimentos em renda fixa, tesouro direto e fundos de investimento podem oferecer melhores retornos, considerando o cenário econômico atual.

Dessa forma, é importante analisar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros ao escolher onde aplicar seu dinheiro, buscando sempre diversificar sua carteira para mitigar riscos.

IPCA foi o vilão do mês para o rendimento da poupança

Cofrinho em formato de porco ao lado de várias moedas, uma nota de 100 reais e uma calculadora.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como indicador da inflação, registrou uma taxa de 0,83%. Tal percentual é o maior enfrentado pelo país desde fevereiro de 2023, quando chegou a 0,84%.

Segundo dados levantados pela consultoria Elos Ayta, a última vez que o o rendimento da poupança ficou negativo foi em fevereiro de 2022, apresentando uma rentabilidade com desconto da inflação negativa em 0,23%.

Juros da Poupança

O rendimento da poupança é diretamente influenciado pela taxa Selic. Quando a taxa anual ultrapassa 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais 6,17% ao ano somados à Taxa Referencial (TR).

Contudo, quando a Selic é menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR).

Diante dos resultados e cenário atual, especialistas indicam outras opções de investimentos.

André Colares, CEO da Smart House Investments, é categórico ao afirmar que a poupança é atualmente a pior opção de investimento para os brasileiros guardarem seu dinheiro.

“Existem opções muito mais seguras e mais rentáveis. Até mesmo o aluguel gerado pela locação de imóveis, se bem alocado, consegue uma rentabilidade maior que a poupança”, sugere o especialista.

Expectativas para o futuro

Diante dos números atualmente negativos, resta aos investidores aguardar as próximas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) que define a taxa Selic. A próxima reunião está agendada para os dias 19 e 20 de março de 2024.

Veja também:

Vem aí Auxílio Emergencial para mulheres vítimas de violência

Enquanto isso, analistas consideram que o cenário atual é de atenção, uma vez que a poupança, apesar do resultado negativo no último mês, ainda apresenta ganhos ao analisar o período de 12 meses. Nesse intervalo, a rentabilidade descontada a inflação chega a 3,37%, enquanto a inflação acumulada foi de 4,50%.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com