Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É HORA DE SAIR DELA? Poupança tem o seu pior resultado em 30 anos

Entre os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021, a rentabilidade da poupança, descontando a inflação, foi de -7,15%.

Em 1991, o Brasil vivia um cenário caótico de inflação descontrolada. Após esse período, a poupança vinha mantendo resultados aceitáveis. No entanto, ao longo dos últimos 12 meses, a poupança apresentou o seu pior resultado em 30 anos. Entre os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021, a rentabilidade da poupança, descontando a inflação, foi de -7,15%. Sendo assim, quem manteve o seu dinheiro nessa modalidade, viu o seu poder de compra reduzir de maneira expressiva.

Investimento permite ganhar 7% acima da inflação emprestando dinheiro

É HORA DE SAIR DELA? Poupança tem o seu pior resultado em 30 anos

Assim como a poupança, os investimentos que pagam 100% do CDI também tiveram um resultado ruim. Eles renderam -6,35%, descontando a inflação. Em meio a esse cenário de perda expressiva, será que a poupança tem solução, ou é hora de sair dela?

De acordo com a educadora da Xpeed School e assessora de investimentos da XP, Clara Sodré, “já passou da hora de sair da poupança”. Segundo a especialista, “o investidor precisa olhar para a poupança como um investimento do passado. Há muito tempo ela vem mostrando uma rentabilidade abaixo da inflação, e isso se agravou neste ano”.

Conforme um levantamento da XP, essa perda gradual da poupança para a inflação acontece de forma muito expressiva nos últimos 3 anos, terminados em julho de 2021. Neste período, a inflação subiu cerca de 16,51%, enquanto que a rentabilidade da poupança foi quase a metade disso, 9,48%.

Além disso, uma comparação realizada pela Economatica, mostra que o desempenho da poupança entre 2020 e 2021 piorou. A plataforma de informações financeiras afirma que não havia um desempenho tão ruim da poupança desde outubro de 1991. Naquela época, ela rendeu -9,72% em 12 meses, descontando a inflação.

Entretanto, o lenvamento da Economatica diz que, além da poupança, outras formas de investimento também estão sofrendo. Afinal, quase todos os principais investimentos tiveram uma rentabilidade ruim desde setembro de 2020, com exceção do bitcoin e da Bolsa. Descontando a inflação, a criptomoeda teve uma valorização de 248%, enquanto que o Ibovespa subiu 8,99%.

Por fim, em 2021, apenas o bitcoin segue rentável, pois o Ibovespa teve perda de 5,56% entre janeiro e agosto. Enquanto isso, a poupança perdeu 4,08% no mesmo período.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ADragan / Shutterstock.com