Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo de emissão da CNH para quem deu início ao processo na pandemia será adiado mais uma vez?

Prazo de emissão da CNH para processos iniciados na pandemia pode ser adiado novamente. Fique informado e acompanhe os detalhes!

O contexto de pandemia trouxe diversas consequências ao redor do mundo e uma delas impacta diretamente os processos de tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em situações normais, estes processos têm validade de 12 meses nos órgãos do Detran.

Por conta dos desafios e restrições trazidos pela pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por várias vezes esse prazo. A última extensão foi até 31 de dezembro de 2023, valendo para todos os processos ativos até 31 de dezembro de 2022, tanto no Distrito Federal quanto nos Estados.

Entenda o processo para tirar a CNH dentro do prazo

O processo para tirar a CNH é regulamentado pela resolução 789/20 e é dividido em várias etapas, tornando-se assim, um processo que não se finaliza rapidamente. Na primeira etapa, a equipe conduz um teste psicológico para identificar possíveis distúrbios que poderiam prejudicar a habilidade do indivíduo para dirigir.

A segunda etapa consiste em um exame de aptidão física e mental. Esse exame avalia elementos, como visão, força muscular, funções do coração e pulmão e saúde mental. Essa etapa também determina a validade da CNH do futuro condutor.

prazo CNH adiado
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Outros passos: curso teórico

O terceiro passo é um curso teórico, muitas vezes subestimado pelos candidatos à CNH. São 45 horas/aula que abordam tópicos, como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, cidadania e mecânica básica no aspecto teórico.

Ademais, no final do curso teórico, o candidato tem que passar por um exame teórico. Nesse sentido, ele precisa acertar 70% ou mais das questões para passar, as quais podem ser apresentadas de forma convencional ou digital.

Curso prático de direção e Exame prático

A quinta etapa é o curso prático de direção, com carga horária mínima de 20 horas/aula para as categorias A e B. Após o curso prático, o candidato precisa passar no exame prático de direção. Em caso de reprovação em um dos exames, ele poderá fazer nova tentativa sem necessidade de repetir as etapas nas quais já passou.

Veja também:

Novo benefício irá proteger o emprego de mulheres; entenda o motivo

Dessa maneira, a despeito dos desdobramentos da pandemia, a conclusão desses processos de CNH seguem e, em Cuiabá, um grande mutirão está sendo realizado para dar prosseguimento para aqueles processos em aberto. Por fim, uma atitude que reforça a crença de que a vida está retomando o curso normal, apesar de todas as adversidades.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com