Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo importante para MEIs chega ao fim dia 29

Garanta a regularidade do seu negócio! MEIs de vendas no Estado do Rio têm até 29/01 para solicitar a Inscrição Estadual. Confira!

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam no setor de vendas no Estado do Rio de Janeiro têm até o dia 29 deste mês para efetuarem o pedido voluntário da Inscrição Estadual. Desse modo, a medida, lançada pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) em agosto de 2023, torna-se obrigatória a partir de 30 de janeiro.

Isso para os profissionais da categoria envolvidos no comércio fluminense. Até o momento, mais de 116 mil empreendedores já garantiram o seu registro. Sendo assim, a Inscrição Estadual foi implementada com o propósito de ampliar as oportunidades para os MEIs que desempenham atividades sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Inscrição Estadual para MEIs

Logo MEIs sobreposto a imagem de pessoas andando na rua ao fundo, que está desfocada.
Imagem: Nelson Antoine / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A obtenção do registro habilita os MEIs a oferecerem seus produtos em plataformas de marketplace que exigem a inscrição na Sefaz. Além disso, possibilitam a aquisição de mercadorias de fornecedores que também fazem tal exigência.

Ademais, os MEIs ficam autorizados a emitir gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), diretamente em seus dispositivos móveis.

Iniciativa faz sucesso

O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo, ressaltou o sucesso da iniciativa. “Muitos microempreendedores já adquiriram a inscrição junto à Sefaz e têm colhido bons frutos dessa implementação. O registro foi criado exatamente com esse objetivo: trazer inovação para os profissionais nas operações de vendas.”

Para efetuar o registro, o microempreendedor deve acessar o portal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Posteriormente, deve selecionar as opções “Serviços”, “REGIN”, “Serviços REGIN” e “Pedido de Legalização da Inscrição”.

Veja também:

Nubank está realmente ligando para seus clientes? Entenda!

Após concluir o procedimento, é necessário fazer o login no sistema, preencher e enviar o formulário. A resposta à solicitação ocorrerá em até uma hora. Por fim, aqueles que não realizarem a inscrição dentro do prazo estabelecido podem estar sujeitos a fiscalização por parte da Receita Estadual.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com