Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Precisando de dinheiro? Veja de onde pode sair dinheiro para equilibrar suas contas e que você não faz ideia

Está pensando em como conseguir dinheiro para equilibras as finanças em dezembro e janeiro? Confira ESTAS dicas!

Todo mundo gosta de receber um dinheiro extra no fim do ano, certo? Às vezes, a solução pode estar em lugares inusitados, como dinheiro esquecido em bancos, restituição do imposto de renda, resgate do PIS/Pasep e até créditos relacionados a notas fiscais.

Portanto, vamos dar várias ideias para que você consiga dinheiro a mais neste fim de ano. Além do abono salarial, você pode ter saldo disponível para resgate no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e conseguir bonificações incluindo o CPF em compras. Veja os detalhes a seguir!

1. Confira se você tem dinheiro esquecido

Mão segurando notas de cinquenta e cem reais.
Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

Começamos com a plataforma Valores a Receber, do Banco Central. Acredite ou não, muitas pessoas físicas e jurídicas têm saldo esquecido em contas inativas. Até o início de novembro, eram R$ 7,3 bilhões parados nesses cofres virtuais.

Veja também:

Quando vai cair a segunda parcela do 13º salário?

Qualquer cidadão pode verificar se tem valores a receber através deste link do Banco Central. No entanto, como citamos, você ainda pode ter dinheiro de outras fontes.

2. Recebendo dinheiro pela inclusão do CPF na nota fiscal

Incluir o CPF na nota fiscal é uma ação simples que pode trazer benefícios interessantes. Em São Paulo, por exemplo, você consegue reaver até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelos estabelecimentos comerciais. 

Quem incluiu o CPF nas notas fiscais emitidas ao longo de 2023 pode ter créditos a receber em dezembro. Para isso, você precisa conferir se sua cidade ou estado adota essa inciativa que bonifica em dinheiro quem inclui o documento em compras.

3. Confira a restituição do Imposto de Renda

Outro ponto importante é a restituição do Imposto de Renda. Entre março e setembro de 2023, mais de um milhão de pessoas entraram na malha fina da Receita Federal devido a inconsistências nas declarações. No entanto, apenas 2% das declarações retidas não têm valor de imposto a restituir ou a pagar.

Para saber se você tem dinheiro a receber, acesse o site da Receita neste link e acesse a consulta da restituição na área “Meu Imposto de Renda”.

4. Resgatando benefícios trabalhistas

Os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios a que muitos trabalhadores têm direito. Em 2023 (ano-base 2021), foram identificados 24,5 milhões de trabalhadores elegíveis para receber o abono salarial. No entanto, 540 mil ainda não sacaram o dinheiro.

Por fim, outro resgate possível é o saque-aniversário do FGTS, que permite ao trabalhador sacar uma parcela do fundo no mês de seu aniversário. Até este mês, 34 milhões de brasileiros optaram pela antecipação do saque-aniversário, retirando cerca de R$ 14,4 bilhões só em 2023.

Imagem: Krakenimages.com/ shutterstock.com