Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preferência por compras online segue acima de lojas físicas, aponta nova pesquisa

Varejo online cresce cada vez mais com o aumento da preferência dos brasileiros para realizar compras. Saiba mais!

Com o uso da internet para a venda de produtos, as varejistas investem cada vez mais em seus canais digitais de atendimento. Não à toa, muitos consumidores preferem realizar compras apenas deste modo. No entanto, há ainda exemplos daqueles que ainda recorrem às lojas físicas. 

De acordo com o Relatório de Varejo, divulgado pela Opinion Box, nos últimos 12 meses, os brasileiros realizaram mais compras online do que nas lojas físicas, o que repete os resultados obtidos anteriormente. 

Além disso, sob esta mesma perspectiva, 46% alegaram preferir fazer compras por meio de sites e lojas virtuais, enquanto apenas 18% disseram que preferem presencialmente, em lojas físicas. Para o estudo, foram entrevistadas 2.083 pessoas, sendo 48% homens e 52% mulheres, residentes em todas as regiões do país, pertencentes, em sua maioria, às classes CDE.

Hábito de compras nos últimos meses

Com base nos dados do levantamento, nos últimos 12 meses, 77% falaram ter realizado compras online em sites e lojas virtuais. No mesmo período, 67% afirmaram ter adquirido novos itens em lojas físicas. Por fim, 45% afirmaram ter escolhido produtos dentro de aplicativos. 

Veja também:

Black Friday: confira os principais atrativos da ocasião na opinião dos consumidores

De modo geral, 36% dos consumidores apontaram que preferem comprar igualmente pela internet e presencialmente. Sendo que o maior motivo para isso, segundo os próprios consumidores, são os preços melhores encontrados no meio digital.

Caixa de compras em cima do computador e perto de um cartão
Imagem: Achira22 / shutterstock.com

Motivos por trás das escolhas 

Quando questionados sobre quais motivos levam à compra na internet, além do preço melhor, o resultado foi o seguinte:

  • Conveniência de comprar e receber em casa: 53%;
  • Mais promoções: 51%;
  • Poder comparar os preços de várias lojas: 49%. 

Já entre aqueles que preferem as lojas físicas para fazer compras, as respostas foram:

  • Poder ver, tocar e experimentar o produto: 66%;
  • Sair com o produto na hora, em mãos: 65%;
  • Ser atendido por uma pessoa real: 22%. 

A pesquisa ainda mostra que a integração entre a loja física e a online é importante para 77% das pessoas. 

Imagem: Achira22 / shutterstock.com