Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente da Ucrânia parabeniza Lula pela vitória

O presidente ucraniano parabenizou Lula pela eleição em postagem no Twitter e demonstrou interesse em colaboração entre os dois países

No domingo, dia 30 de outubro, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky felicitou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória da corrida presencial. Ele escreveu uma mensagem no Twitter parabenizando o petista pela eleição e desejando que o Brasil e a Ucrânia possa trabalhar juntos para assegurar o bem esta de ambos os países e do resto do mundo.

Vitória de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva se elegeu presidente da República pela terceira vez. Ele derrotou o atual presidente e candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro. Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve o total de 60.345.999 votos (50,9%), enquanto Bolsonaro somou 58.206.354 votos (49,1%). Também houveram 1.769.678 votos brancos e 3.930.765 de votos nulos.

Lula levou a melhor em trezes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Já Bolsonaro ganhou em quatorze: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Um político assumindo a presidência pela terceira vez no Brasil é algo inédito. Lula foi eleito pela primeira vez no ano de 2002, sendo reeleito em 2006, e voltando ao poder agora, em 2022. Jair Bolsonaro, por sua vez, foi o primeiro presidente a não conseguir ser reeleito. Desde 1997, quando a emenda da reeleição foi aprovada, todos os chefes do Executivo que tentaram um segundo mandato conseguiram se eleger.

Imagem: Nelson Antoine/shutterstock.com