Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente Lula reclama de feriados prolongados no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou insatisfeito com a quantidade de feriados prolongados no Brasil. Entenda!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou insatisfeito com a quantidade de feriados prolongados no Brasil. Durante a abertura de uma reunião ministerial da área social, realizada nesta sexta-feira (10), o chefe do país disse que o número de feriadões em 2023 prejudicou o Produto Interno Bruto (PIB).

Além do Carnaval, em fevereiro, o país teve datas comemorativas que afetaram o funcionamento de serviços no começo e final de abril (Paixão de Cristo e Tiradentes), início de maio (Dia do Trabalho) e em momentos mais recentes, a exemplo do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que caiu numa quinta-feira, dia 12 de outubro.

Número de feriados em 2024 vai ajudar a economia do país, segundo Lula

De acordo com o presidente Lula, o fato de as folgas de 2024 caírem no final de semana pode auxiliar a economia do Brasil. Ele afirmou que os feriados em 2024 serão comemorados nos sábados e isso significa que “o PIB vai crescer um pouco mais porque as pessoas vão ficar mais a serviço do trabalho”.

Ademais, Lula disse que haverá pelo menos uma reunião setorial antes de uma grande reunião com os ministros no final do ano para discutir 2024. Ele, inclusive, pediu que os líderes não marquem viagens antes de saber quando o encontro vai ocorrer. “Depois dessa reunião, vocês podem marcar férias de 5 dias, 3 dias e depois voltar a trabalhar”, disse Lula.

Veja também:

Claro recebe multa de R$ 15 milhões por irritar muito os clientes; entenda

Calendário de feriados de 2024
Imagem: Robert Plociennik / Shutterstock.com

Segundo projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB do Brasil deve chegar a US$ 2,13 trilhões. O aumento foi projetado após o órgão revisar o crescimento do produto interno do país de 2,1% para 3,1%. A agricultura dinâmica e os serviços resilientes no primeiro semestre impulsionaram a alta.

Próximos feriadões em 2023

O feriado prolongado mais recente caiu no começo de novembro, no dia 2, Dia de Finados, uma quinta-feira. Apesar da reclamação de Lula, o país terá ainda um feriadão no final de dezembro, Natal. A data vai cair numa segunda-feira, logo os cidadãos brasileiros poderão aproveitar 3 dias, a começar pelo sábado.

Vale lembrar que o número de feriados prolongados varia ainda de acordo com a localidade. Além das comemorações nacionais, estados e municípios paralisam as atividades quando é o aniversário da cidade, dia da padroeira da região, entre outros momentos.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com