Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Procon faz COMUNICADO URGENTE para brasileiros

O Procon, órgão de defesa do consumidor, fez um comunicado importante sobre um levantamento realizado em um estado brasileiro. Confira!

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
procon

Alerta do Procon para a população brasileira! O órgão de proteção e defesa do consumidor do Rio de Janeiro realizou recente levantamento cujo resultado foi surpreendente. A pesquisa é referente à variação de preços de brinquedos com a proximidade do Dia das Crianças.

Celebrada no dia 12 de outubro, a data é importante para o calendário comercial, movimentando significativamente a economia. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre o levantamento realizado pelo Procon-RJ.

Dia das Crianças faz subir a variação de preço dos brinquedos, diz Procon

Fiscais do Procon-RJ
Imagem: Reprodução / Instagram @procon_rj

A pesquisa do Procon-RJ realizou-se entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. No material foi possível concluir que a proximidade do Dia das Crianças tem apresentado forte influência quanto à variação dos preços dos brinquedos.

Ao todo, 13 lojas virtuais foram avaliadas e 100 brinquedos considerados no levantamento. A constatação da autarquia foi de uma variação de até 251%. O percentual máximo foi observado em um jogo. No entanto, também se destacou a variação de 235% em um quebra-cabeça.

Enquanto que a menor variação observada foi em um lançador com acessórios. O preço do item variou em 12% nas diferentes lojas.

Veja também:

Governo retorna com projeto que pode dar R$ 200 para você; confira

O que diz o presidente do órgão?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Após a pesquisa realizada pelo Procon, o órgão de proteção e defesa do consumidor notificou, então, os sites em que houve as variações. Ao todo, três lojas virtuais receberam notificação devido às irregularidades. Após a fiscalização, as plataformas devem observar o prazo de 48h para se adequarem.

Sobre o levantamento, o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, aponta que o intuito da pesquisa é alertar o consumidor para que ele crie o hábito de pesquisar o mesmo produto em diferentes lojas. 

“Também manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do Dia das Crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para esse público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas de consumo”, concluiu o presidente Coelho.

Imagem: Idol Design / shutterstock.com

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados