Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon obrigou Havan a colocar geladeiras em promoção? Entenda

Saiba mais sobre a ação do Procon que obrigou a Havan a oferecer geladeiras em promoção. Essa história é verdadeira?

O golpe do desconto usando a imagem de Luciano Hang e o Procon para enganar nas redes sociais é um exemplo alarmante do problema das notícias falsas. Nesse esquema, uma publicação fraudulenta afirma que o Procon obrigou a Havan a realizar uma promoção de geladeiras Electrolux devido a um erro de anúncio no Natal, e que Luciano Hang estaria divulgando a promoção.

Essas informações são completamente falsas e têm o objetivo de enganar as pessoas, fazendo-as acreditar em uma promoção inexistente. Assim, é importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhar ou acreditar nelas, para não ser vítima de golpes e fraudes.

Golpe da Havan

Fachada de loja da Havan.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A publicação em questão circulou intensamente no Facebook e Instagram, porém, apresenta inúmeras características típicas de boatos, tais como:

  • Falta de fontes confiáveis;
  • Linguagem alarmista;
  • Inexistência de qualquer notícia sobre o assunto em meios de comunicação respeitados.

Logo, ao investigar o caso, descobrimos que se trata de uma falsidade. Primeiro, é importante salientar que não existe nenhum anúncio oficial das lojas Havan, tampouco um comunicado do Procon acerca dessa suposta promoção. Além disso, no passado já houve uma história similar envolvendo a venda promocional de celulares iPhone por condenação do Procon, que também foi desmentida.

Suposto anúncio de Luciano Hang

A publicação acompanha um vídeo que supostamente mostra o empresário Luciano Hang falando sobre a promoção. O qual na verdade se trata de um trecho de uma entrevista que ele concedeu ao Flow Podcast, em 2021. O áudio então foi editado com inteligência artificial e em nenhum momento menciona o Procon ou qualquer oferta induzida pelo órgão regulador.

Veja também:

Semana de quatro dias de trabalho: quais os impactos para os empregados e empregadores?

Partindo para a conclusão, tudo indica que se trata de um golpe. Ao tentar adquirir o eletrodoméstico com o preço ofertado, a pessoa além de não receber o produto, corre o risco de ter dados bancários e pessoais roubados. Portanto, é fundamental sempre desconfiar de promoções muito abaixo do mercado e evitar fornecer informações pessoais em sites.

Imagem: rafapress / shutterstock.com