Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa oferece 20 mil vagas gratuitas para obtenção da CNH; confira

Confira o novo programa CNH Rural! Inscrições abertas para 20 mil vagas de habilitação gratuita para agricultores.

Os agricultores familiares de Pernambuco poderão se beneficiar do programa CNH Rural, lançado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Dessa maneira, o programa, que visa promover a mobilidade dos agricultores, oferecerá 20 mil vagas para aquisição gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sendo assim, a proposta do CNH Rural é permitir que esses agricultores adquiram a CNH sem custos, seja para realizar o processo de primeira habilitação, renovação da CNH ou adição de categoria. Segundo o Detran-PE, o projeto tem como meta facilitar o transporte pessoal desses trabalhadores e também o deslocamento para o transporte da produção agrícola.

CNH Rural

Imagem de uma mão segurando uma CNH
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Para se inscrever no programa, é necessário ser residente de Pernambuco, fazer parte do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que comprova a integração em uma Unidade Familiar de Produção Agrária.

Além disso, há requisitos específicos relacionados às categorias da CNH, que podem ser consultados no site do Detran-PE. Ademais, as inscrições para o programa já estão abertas. Assim, pode-se inscrever até o dia 6 de abril, através do site do Detran-PE.

Após as inscrições, haverá um processo de seleção, que incluirá a análise de documentos e dados cadastrais dos candidatos. Em caso de empate, levarão-se em conta critérios como gênero, número de dependentes, renda familiar e idade.

Benefícios

O CNH Rural trará benefícios significativos para a população agrícola de Pernambuco, facilitando o acesso a serviços e oportunidades em áreas urbanas e sendo essencial para o transporte da produção agrícola. Além disso, o programa tem validade até 31 de dezembro de 2026 ou até que haja o preenchimento de todas as 20 mil vagas.

Veja também:

Até quando a Declaração Anual de faturamento do MEI deve ser enviada?

É válido lembrar que este programa é distinto do CNH Popular, que é voltado para pessoas desempregadas e beneficiadas por programas assistenciais como o Bolsa Família. Atualmente, as inscrições estão abertas apenas para o Programa CNH Rural.

Imagem: rafapress / shutterstock.com