Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa Renegocia! começa hoje (24); vai funcionar igual ao Desenrola?

O Programa Renegocia! iniciará nesta segunda-feira (24) e abrange estes tipos de dívida! Clique para continuar a leitura.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu início ao programa Renegocia! nesta segunda-feira (24). Trata-se de um mutirão de renegociação de dívidas, que acontece simultaneamente ao Desenrola Brasil, do Governo Federal, causando confusão entre algumas pessoas.

O Renegocia! foca na população superendividada, que possui contas acima do valor mínimo que conseguem pagar mensalmente, abrangendo dívidas com bancos e empresas de serviços básicos, como água, energia elétrica e telefone.

Além disso, o programa resulta de uma parceria com órgãos de serviço ao consumidor, como o Procon estadual, o Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras instituições.

Como funciona o Renegocia!

O Governo criou o programa como mais uma tentativa de tirar a população da faixa de inadimplência. Assim, de acordo com as informações disponibilizadas, os consumidores poderão renegociar as dívidas diretamente com os credores, abrangendo, além dos citados acima, ainda lojas de varejo.

Por se tratar de renegociação direta com a empresa, os consumidores participantes devem estar dispostos a aceitar as condições impostas por cada uma. O parcelamento ou perdão de dívida dependerá da disponibilidade do credor em aceitar a proposta.

Justamente por causa disso, cada dívida é individual e poderá ser analisada pela empresa. Assim, não é possível afirmar que será possível parcelamento, desconto ou a desconsideração de multas.

Além disso, o programa Renegocia! garante um acompanhamento dos processos pelos órgãos de defesa do consumidor, para garantir a idoneidade das operações. O programa estará disponível até o dia 11 de agosto.

Qual a diferença com o Desenrola Brasil?

Na última semana, o Governo Federal lançou outro mutirão de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil. Diferentemente do programa Renegocia!, possui restrições de valores e faixas de consumidores.

Assim, no Desenrola Brasil, as dívidas de até R$ 5 mil podem passar por renegociação, sendo aceitas apenas dívidas bancárias de consumidores com renda de até R$ 20 mil, garantindo que o consumidor tenha um contato direto com as instituições.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com