Projeto que prevê grande mudança nos Procons brasileiros é aprovado; saiba mais
É aprovado projeto que prevê grande mudança nos Procons de todo o Brasil. Entenda o que deve mudar para os brasileiros!
Em recente decisão, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados realizou a aprovação de projeto que prevê grande mudança para os Procons de todo o país. O PL n. 7.124/17 é de autoria do deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
O texto determina a criação de Procons para atendimento da população por meio da internet. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a aprovação e o projeto.
PL prevê atendimento virtual dos Procons
De acordo com o projeto, o intuito é de que os consumidores possam registrar suas queixas pela internet, sem precisar ir até um escritório do órgão estadual. O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), relator da proposta, apresentou o parecer com alguns ajustes técnicos.

Conforme o texto, com a aprovação, passa a ser direito do consumidor o atendimento virtual pelos serviços públicos de proteção e defesa do consumidor, os Procons.
Atualmente, o que existe é a possibilidade do consumidor registrar sua reclamação on-line, por meio do site consumidor.gov.br. No entanto, é preciso que a empresa alvo da denúncia esteja cadastrada na plataforma citada.
Veja também:
Prepare seu bolso: Lula vai aprovar grande mudança na economia em outubro
Assim, a vítima do caso faz o registro da reclamação e a empresa recebe um prazo de 10 dias para analisar a situação e emitir uma resposta. Passado o período, o consumidor tem 20 dias para comentar a situação e avaliar o retorno da empresa.
Saiba mais sobre a proposta do projeto
O material que prevê o atendimento virtual dos Procons foi avaliado em caráter conclusivo e deve seguir para o Senado. O andamento pode ser impedido em caso de recurso para votação pelo Plenário.
Ainda, segundo o PL aprovado, a ideia é que os órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor passem a ter o sistema de resolução de conflitos de maneira eletrônica.
Imagem: Prostock-studio/ Shutterstock.com