Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proposta quer aumentar limite de faturamento de MEIs

O Projeto de Lei Complementar aprovado pelo senado tem a finalidade de aumentar a renda bruta mensal do microempreendedor, leia mais

O MEI (microempreendedor individual) foi criado para ajudar a vida do micro empresário no Brasil. Atualmente 11,2 milhões de brasileiros são MEIs, isso significa mais da metade dos negócios em funcionamento. O Microempreendedor é um profissional autônomo, ao se cadastrar como MEI você terá direito a diversas vantagens. Veja algumas:

  • Emissão de notas fiscais; 
  • Ter um CNPJ; 
  • Participar de compras e vendas;
  • Acessar serviços bancários e de crédito para pessoas jurídicas.

Através do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), nessa modalidade, o empresário pagará todo mês um valor fixo com todos os impostos e contribuições para a  previdência.

Faturamento de MEIs

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021 foi aprovado pelo senado com a finalidade de aumentar a renda bruta mensal do microempreendedor. Com essa nova medida, estarão possibilitando que os empreendedores cresçam e contratem até dois funcionários, dobrando as contratações que são aceitas atualmente.

Atualmente, a empresa que fizer parte dessa modalidade pode faturar até R$ 81 mil por ano. Contudo, o Senado aprovou o Projeto de Lei 108/2021, no qual prevê aumento desse valor para R$ 130 mil reais anuais. 

Segundo o senador Jayme Campos (DEM-MT),  essa medida serve para estimular a atividade econômica no Brasil e diminuir a informalidade.

Quando o projeto será aprovado?

Quando o projeto foi para a Câmara dos Deputados no final de 2021, a PEC dos Precatórios estava sendo analisada (abrindo orçamento para o do Auxílio Brasil pelo Governo Federal), com isso, a proposta não pôde ter a devida atenção.

Contudo, mesmo após o fim do recesso em 2022, não foi divulgada previsão para a medida ir a Plenário e ainda passar pela sanção do Presidente da República Jair Bolsonaro.

Em 2020, o número de MEIs cresceu em 8,4%, e no final do mesmo ano já constavam 11,2 milhões de microempreendedores individuais ativos no Brasil. Isso corresponde ao total de 56,7% de negócios em funcionamento no país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com