Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proteção veicular: essa opção mais barata do que o seguro vale a pena?

Está pensando em pagar uma proteção veicular, mas não sabe se vale a pena? Confira o ponto de vista de uma especialista no assunto.

Se você tem um carro, já deve ter se se perguntado se proteção veicular vale a pena. Essa opção, de modo geral, costuma ser mais barata do que um seguro de automóvel. Mas afinal, será que vale a pena economizar na proteção do seu carro?

Diante dessa situação, a advogada Thais Castro Rosa de Carvalho decidiu explicar algumas questões e respondeu se a proteção veicular vale a pena. De acordo com ela, apesar da proteção e do seguro objetivarem a mesma finalidade, as diferenças entre os dois são significativas.

Por que o seguro é diferente da proteção veicular?

Mão segurando dois sacos em miniatura com o símbolo "$" ao lado de um carro em miniatura.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Castro explicou que os seguros são regulamentados através da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse é um órgão federal que segue as normas do Código Civil. A advogada destaca que, enquanto as seguradoras têm a obrigação de pagar o prêmio no prazo de 30 dias, o período para a proteção veicular pode ser bem maior.

Outro aspecto destacado na dúvida se a proteção veicular vale a pena, é que do ponto de vista de lucro, você paga por um evento que pode ou não ocorrer. Se o sinistro não ocorre no seguro, a seguradora acaba lucrando. 

Entretanto, na questão se a proteção veicular vale a pena, o custo de um possível sinistro é compartilhado entre os associados. Ademais, a Susep reforça que associações e cooperativas não estão autorizadas por tal órgão a comercializar seguros. 

Quem pode operar em seguro privado?

Muitas dessas entidades têm vendido seguros de automóveis sob o rótulo de “proteção veicular”, “proteção patrimonial”, entre outros nomes. A Susep deixa claro que apenas Sociedades Anônimas ou Cooperativas devidamente autorizadas podem operar em seguros privados.

Portanto, Sociedades Cooperativas podem operar exclusivamente em seguros agrícolas, de saúde e de acidentes do trabalho. Diante disso, é preciso ficar atento ao escolher a proteção para o seu veículo. 

A linha entre seguros e proteção veicular pode parecer tênue, mas é fundamental entender as diferenças para fazer uma escolha segura e informada. Cotar preços e condições com diferentes empresas pode ser um excelente primeiro passo na busca pela melhor opção.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com