Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira o calendário de prova de vida para aposentados do INSS

INSS pede a realização da prova de vida entre os meses de maio e novembro de 2021.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou, nesta sexta-feira (26), o calendário de retomada da prova de vida de aposentados e pensionistas. Assim, os serviços começarão a partir de maio, quando o recadastramento dos beneficiários voltará a ser obrigatório nas agências bancárias. No entanto, esse comparecimento aos bancos deverá ser feito de forma escalonada, sempre evitando aglomerações.

De acordo com o INSS, os segurados farão a ida aos bancos de acordo com o mês em que a última atualização cadastral foi feita. Dessa forma, você pode realizar a prova de vida entre maio e novembro deste ano, sempre de acordo com cada grupo.

É provável que você também goste:

INSS: Justiça libera R$ 653 milhões em atrasados a segurados

Nova rodada do Serasa Limpa Nome: desconto de até 92% em dívidas

Justiça decide que Bolsonaro e Petrobras têm 72 horas para explicar mudança na petrolífera

Veja o calendário da prova de vida 

Então, como explicamos, o INSS pede a realização da prova de vida entre os meses de maio e novembro, e sempre de acordo com o mês de vencimento da prova de cada beneficiário. Confira, a seguir, o calendário com as datas de vencimento e da retomada da rotina.

Vencimento da prova de vida
mar e abr/2020
mai e jun/2020
jul e ago/2020
set e out/2020
nov e dez/2020
jan e fev/2021
mar e abr/2021

Retomada da rotina
maio/2021
junho/2021
julho/2021
agosto/2021
setembro/2021
outubro/2021
novembro/2021

Veja regras para moradores estrangeiros

Por fim, no caso de segurados que moram fora do Brasil, as comprovações de vida serão realizadas perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras. Além disso, é possível fazer a declaração por meio do preenchimento do “Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”. Esse documento, então, é assinado na presença de um notário público local e apostilado pelos órgãos designados em cada país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...