Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Senado aprova suspensão da prova de vida do INSS até o fim do ano

Confira mais sobre a mudança no substitutivo ao projeto de lei original

Nesta quarta-feira (11), o Senado aprovou o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a exigência da “prova de vida” do INSS. O processo deve ser feito para que todos os segurados continuem a receber seus respectivos benefícios. Agora, Jair Bolsonaro deve receber o PL 385/2021 para sanção.

Dessa forma, o projeto anterior, de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), estabelecia medidas alternativas de prova de vida para beneficiários do INSS. Contudo, com as alterações feitas na Câmara, a matéria retornou ao Senado, estando sob a relatoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Kajuru manteve o substitutivo apresentado pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), que havia sido aprovado na Câmara em 14 de julho.

Senado aprova suspensão da prova de vida do INSS até o fim do ano

Assim, entre outras mudanças, o substitutivo retirou do texto a permissão de uso de outros meios para o segurado do INSS realizar a prova de vida.

“O mais acertado para o momento atual é promover a suspensão de tal procedimento, até 31 de dezembro de 2021, esperando que até lá os brasileiros já estejam imunizados pela vacinação [contra a covid-19], razão pela qual somos favoráveis ao acolhimento do novo texto proposto pela Câmara dos Deputados”, afirmou Jorge Kajuru ao ler seu relatório.

O projeto propõe ainda a ligação telefônica gratuita para solicitar os benefícios. Especialmente por ser um serviço de utilidade pública. A gratuidade vale para ligações de telefone fixo ou celular.

Por fim, Kajuru também destacou que ainda existe uma real ameaça de contaminação da população, especialmente devido à variante delta do coronavírus. Além disso, o relator cita ainda dados do INSS que afirmam que, até meados do mês de junho, 12,3 milhões de pessoas ainda não haviam feito a prova de vida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com.br