Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Publicação de edital do Fies é adiada pelo Ministério da Educação

O MEC adiou a divulgação do edital do Fies para reestruturar do programa. Descubra as últimas mudanças para 2024!

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2024. As inscrições para o Fies normalmente acontecem em março.

Em entrevista à imprensa, o ministro Camilo Santana reiterou que o programa passa por um processo de reestruturação. “Estamos fechando essas mudanças para que possamos já garantir as novas regras do Fies para as inscrições”, explicou o ministro.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do MEC que tem como finalidade conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Pessoa segurando celular com aplicativo do Fies aberto e notebook ao fundo
Imagem: rafapress/Shutterstock.com

A partir de 2018, o Fies passou a oferecer juros zero, além de um plano de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato.

Os interessados em participar do Fies precisam atender a alguns critérios estabelecidos pelo programa. Por exemplo, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de uma determinada edição e possuir renda familiar per capita dentro dos limites estabelecidos pelo programa, entre outros requisitos.

Mudanças no edital do Fies

As alterações no Fies ainda não foram detalhadas pelo MEC. Mas, seguindo a mesma linha de outras políticas públicas relacionadas a programas sociais, é possível esperar medidas que garantam o direito dos estudantes de baixa renda de participar do Fies.

Na mesma coletiva de imprensa, o ministro apresentou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com ele, os atrasos na divulgação do calendário do Fies não afetarão os estudantes que pretendem utilizar o exame para acessar o financiamento. 

Veja também:

Justiça bate o martelo e dá ótima notícia para clientes endividados

Em suma, o adiamento do calendário do Fies 2024 se dá em função de modificações que estão sendo implementadas no programa. As alterações têm como finalidade aprimorar o programa e diversificar o acesso ao ensino superior no Brasil.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com