Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais foram os indicadores da Itaúsa no 2T21?

Avalie os números da holding e seus planos e aquisições para o futuro.

Quais foram os indicadores da Itaúsa no 2T21? Primeiramente, a Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos, sendo hoje a maior holding de capital aberto do país. Nesse sentido, a companhia foi constituída na década de 70, tendo como as principais empresas de seu portfólio o banco Itaú, a XPart, Alpargatas e Dexco.

Dito isso, a Itaúsa se destaca por possui grandes participações em diversas empresas de diferentes setores. Sob tal aspecto, a companhia detêm participações em empresas do setor financeiro, no setor de bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura.

Indicadores da Itaúsa

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Dito isso, falaremos brevemente sobre alguns indicadores, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 29/08/2021. Por fim, usaremos as ações ordinárias da Itaúsa como base de análise, sendo seu código na B3 ITSA3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Itaúsa

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela análise da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo traz retornos.

Dito isso, os principais pontos de destaque para o 2T21 foram alguns investimentos não recorrentes para aumentar o portfólio da companhia. Nesse sentido, a Itaúsa emitiu R$ 2,5 bilhões em debêntures para financiar a aquisição de participação acionária na Aegea Saneamento.

Além disso, a cisão da participação na XP Inc. detida pelo Itaú Unibanco e constituição da XPart foi concluída, passando a ser o segundo maior investimento em valor de mercado da holding.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela companhia.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resume o lucro líquido.

Portanto, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Desta forma, o lucro líquido da Itaúsa foi de R$ 3.514 milhões no 2T21, representando um resultado 487% maior do que o obtido no 2T20. Nesse sentido, alguns eventos não recorrentes afetaram positivamente o resultado de três das empresas nas quais a Itaúsa possui participação.

Sob tal aspecto, ganhos devidos a reavaliação em créditos tributários foram expressivos nos resultados do Itaú e da Dexco, além de outras receitas da Copa Energia.

ROE

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Desta forma, a divisão entre o lucro liq. pelo patrimônio liq. da companhia fornece a medida do indicador, informando o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos.

Dito isso, o ROE da Itaúsa foi de 19,5% nesse 1S21, ficando 13,5 p.p. acima do resultado obtido no 1S20. Além disso, quando olhamos para o ROE recorrente da companhia, o número foi de 17,9%, representando um aumento de 8,5 p.p. na comparação dos mesmo períodos.

Histórico de Dividendos da Itaúsa

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas.

Desta forma, por ser tratar de uma holding, a Itaúsa somente não distribui dividendos quando pretende usa parte dos lucros para novas participações. Dito isso, a companhia conta atualmente com um Dividend Yield de 2,71%, com uma média na última década de 4,58% nesse indicador.

Por fim, o payout da Itaúsa aumentou em 2021 na comparação com 2020, saindo de 14,6% para 28,17%. Já quando comparamos com 2017, 2018 e 2019, o indicador demonstra uma queda expressiva, marcando naqueles anos 89,6%, 93,7% e 70,95%, respectivamente.

Endividamento da Itaúsa

Primeiramente, a gestão sobre a questão de endividamento na Itaúsa é marcada por uma prática de prudência. Desta forma, a empresa terminou o 2T21 com a composição de capital divindade entre 88% em patrimônio líquido e 12% em passivos. Dito isso, as divisões entre os tipos de passivos se concentram principalmente em debêntures (7,2%), dividendos e JCP a pagar (2,1%) e provisões (2%).

Dívida líquida / PL

Primordialmente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Nesse sentido, a dívida líquida / PL da Itaúsa é praticamente desprezível, sendo atualmente de 0,03x. Sendo assim, a companhia vem mantendo o indicador próximo desse número há pelo menos 8 anos.

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida, no cenário em que o EBITDA permanece constante.

De forma semelhante ao indicador anterior, a Itaúsa também possui uma relação de dívida líquida e EBITDA em patamares baixos. Sob tal aspecto, a empresa tem como múltiplo atualmente no indicador 0,12x, contra 0,16x em 2020 e 0,05x em 2019.

Considerações finais

Em suma, a Itaúsa já é uma holding bem conhecida no mercado brasileira, tanto por investidores e analistas mais experientes, quanto por iniciantes. Nesse sentido, o crescimento do banco Itaú, juntamente com a posição acertada sobre outras empresas do seu portfólio, fez a Itaúsa obter grande valorização nos últimos anos.

Além disso, a empresa diminui consideravelmente seu payout nos últimos anos, com o principal objetivo de adquirir mais uma grande participação para o seu portfólio.

Por fim, a diversidade dos setores participantes é outro ponto que corre a favor da holding, possibilitando maior segurança a médio e longo prazo.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com