Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é o máximo de multas que o motorista pode tomar para não ter a CNH suspensa?

Saiba qual é o limite máximo de multas que um motorista pode receber sem ter sua CNH suspensa. Conheça as regras!

Para os motoristas, um grande medo é exceder o número permitido de pontos no prontuário. O Código de Trânsito Brasileiro possui regras bem claras a respeito desse tema. Onde exceder o limite de pontos pode culminar na suspensão ou mesmo na cassação da CNH. Dessa maneira, será que você sabe a resposta para a seguinte pergunta – quantas multas um motorista pode levar?

A resposta para a pergunta acima depende do tipo de infração que foi cometida pelo motorista. Com a nova legislação de trânsito em vigor desde 2020, o número de pontos que pode acumular no prontuário aumentou de 20 para 40 pontos dentro do intervalo de um ano. Cabe lembrar que se o motorista levar uma única multa gravíssima, a quantia de pontos que ele pode ter no prontuário é reduzida pela metade.

Distribuição dos pontos de acordo com as multas

Se tomarmos como base as multas que variam do tipo leve ao gravíssimo, podemos perceber que a quantidade de infrações que um motorista pode levar sem perder sua CNH varia. Por exemplo, para infrações leves o limite é de 13 multas, para multas médias é de 10 multas, grave é 8 e para multas gravíssimas o limite cai para 2 multas.

Multas de trânsito no para-brisa de um carro
Imagem: sockagphoto / shutterstock.com

Além da quantidade de pontos que o motorista acumula no prontuário, as infrações também pesam no bolso. O valor das multas varia conforme a gravidade da infração, com a multa leve sendo a mais “barata” com o valor de 88,38 reais e a multa gravíssima sendo a mais “cara” com o valor de 293,47 reais. Para evitar maiores problemas, a melhor opção é sempre manter uma conduta adequada no trânsito.

Recuperando a CNH após suspensão ou cassação

Após o período de punição estipulado pelas autoridades de trânsito, o motorista poderá recuperar o direito de dirigir frequentando um Curso de Reciclagem no Detran, de sua respectiva cidade. Além de refazer os exames médicos e psicotécnicos dentro do prazo estabelecido. Assim, a recuperação da CNH após a cassação, demanda o cumprimento de mais etapas, incluindo provas teóricas e práticas.

Veja também:

Auxílio-doença é liberado para trabalhadores com trombose?

Portanto, para evitar dores de cabeça e complicações futuras, manter uma direção segura é essencial. O bom motorista não precisa se preocupar com a quantidade de infrações que pode tomar, pois estará sempre atento às leis de trânsito.

Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com