Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em quais situações posso pedir estorno de uma compra?

Confira as possibilidades de solicitação da devolução do valor gasto

Cobranças indevidas e desistencia da compra são os motivos mais comuns para o estorno do valor

Quando você vai fazer uma compra pela internet, imagina que o produto ou serviço em questão vá cumprir todas as suas expectativas. Só que nem sempre é assim. Nesses casos, o mais comum é fazer uma devolução e pedir o estorno do valor gasto, para não perder dinheiro.

Mas você sabe como fazer um estorno do cartão de crédito, e em quais situações isso é possível? Para saber a resposta, continue lendo!

Em quais situações posso pedir estorno de uma compra?

Primeiramente, vale explicar um pouco sobre o estorno. Trata-se de um procedimento feito de uma transação de cartão de crédito, quando você deseja a devolução de um valor gasto.

Em caso de desistência da compra ou erro no valor cobrado, você deve solicitar o estorno no mesmo dia. Além disso, a solicitação pode ser feita direto na loja ou site em que você fez a compra.

Mas, como funciona o estorno? Basicamente, ele é um direito do consumidor em diferentes casos. Um deles é no erro do valor cobrado; ou mesmo no arrependimento da compra, dentro do prazo estipulado.

E você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, você pode receber o valor de volta em até duas faturas.

Por fim, outra possibilidade de pedir estorno da compra é no caso de erro na fatura de compra presencial. No caso de a loia se recusar a pagar, você pode solicitar diretamente com sua administradora do cartão.

Como pedir o estorno do cartão?

Veja como receber o seu dinheiro de volta em cada uma das situações que é possível pedir o estorno da compra:

  • Cancelamento ou desistência de compra online: Existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento. Basta entrar em contato com a empresa, que eles ficarão encarregados de fazer a logística para o reenvio do produto e claro, estorno do valor;
  • Erro na fatura de compra presencial: O estabelecimento deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança. No caso de se recusarem a pagar, você pode solicitar diretamente com sua administradora do cartão;
  • Fatura incorreta em compra online: Entre em contato com a loja e peça uma nova fatura da compra. Qualquer coisa, reporte o ocorrido para administradora do seu cartão de crédito;
  • Para desistência ou cancelamento de compra em uma loja física: Vale ressaltar que o lojista não é obrigado a te devolver o dinheiro se não tiver nenhuma irregularidade. Pois, não existe regulamento de arrependimento de compra presencial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcos Mesa Sam Wordley/shutterstock.com