Em quais situações posso pedir estorno de uma compra?
Confira as possibilidades de solicitação da devolução do valor gasto
Cobranças indevidas e desistencia da compra são os motivos mais comuns para o estorno do valor
Quando você vai fazer uma compra pela internet, imagina que o produto ou serviço em questão vá cumprir todas as suas expectativas. Só que nem sempre é assim. Nesses casos, o mais comum é fazer uma devolução e pedir o estorno do valor gasto, para não perder dinheiro.
Mas você sabe como fazer um estorno do cartão de crédito, e em quais situações isso é possível? Para saber a resposta, continue lendo!
Em quais situações posso pedir estorno de uma compra?
Primeiramente, vale explicar um pouco sobre o estorno. Trata-se de um procedimento feito de uma transação de cartão de crédito, quando você deseja a devolução de um valor gasto.
Em caso de desistência da compra ou erro no valor cobrado, você deve solicitar o estorno no mesmo dia. Além disso, a solicitação pode ser feita direto na loja ou site em que você fez a compra.
Mas, como funciona o estorno? Basicamente, ele é um direito do consumidor em diferentes casos. Um deles é no erro do valor cobrado; ou mesmo no arrependimento da compra, dentro do prazo estipulado.
E você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, você pode receber o valor de volta em até duas faturas.
Por fim, outra possibilidade de pedir estorno da compra é no caso de erro na fatura de compra presencial. No caso de a loia se recusar a pagar, você pode solicitar diretamente com sua administradora do cartão.
Como pedir o estorno do cartão?
Veja como receber o seu dinheiro de volta em cada uma das situações que é possível pedir o estorno da compra:
- Cancelamento ou desistência de compra online: Existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento. Basta entrar em contato com a empresa, que eles ficarão encarregados de fazer a logística para o reenvio do produto e claro, estorno do valor;
- Erro na fatura de compra presencial: O estabelecimento deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança. No caso de se recusarem a pagar, você pode solicitar diretamente com sua administradora do cartão;
- Fatura incorreta em compra online: Entre em contato com a loja e peça uma nova fatura da compra. Qualquer coisa, reporte o ocorrido para administradora do seu cartão de crédito;
- Para desistência ou cancelamento de compra em uma loja física: Vale ressaltar que o lojista não é obrigado a te devolver o dinheiro se não tiver nenhuma irregularidade. Pois, não existe regulamento de arrependimento de compra presencial.
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Imagem: Marcos Mesa Sam Wordley/shutterstock.com