Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo é necessário trabalhar para se aposentar atualmente?

Descubra quanto tempo é necessário trabalhar para se aposentar no Brasil. Conheça os principais requisitos e regras da previdência social!

A aposentadoria é uma fase da vida que muitos brasileiros esperam com ansiedade e expectativa. No entanto, as regras para alcançar esse direito podem parecer complexas. Com as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência em 2019, entender os requisitos se tornou ainda mais crucial.

Dessa forma, saiba mais informações sobre os principais aspectos do sistema previdenciário do país a fim de descobrir quando tempo é preciso trabalhar para se aposentar atualmente. Continue a leitura!

Quantos anos uma pessoa precisa trabalhar para se aposentar?

Imagem de um cofre, um relógio e pilhas de moedas.
Imagem: Perspective Jeta / shutterstock.com

Para as mulheres no Brasil, o requisito mínimo para aposentadoria por tempo de contribuição exige entre 32 e 33 anos de pagamentos ininterruptos ao INSS. Este tempo garante o direito à aposentadoria, considerando as regras do sistema atual.

Os homens, por sua vez, precisam contribuir por um período um pouco maior. A exigência é de 37 a 38 anos de contribuição contínua. Portanto, a idade mínima para aposentadoria é de 48 anos para mulheres e 53 anos para homens.

Existe, entretanto, a opção de aposentadoria proporcional, em que se exige um tempo menor de contribuição, 15 anos para mulheres e 20 anos para homens. Porém, essa modalidade vem com uma contrapartida significativa: o benefício recebido corresponde a apenas 60% da média das contribuições, o que pode não ser financeiramente vantajoso para muitos.

Como planejar o benefício para garantir os melhores benefícios?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o tempo mínimo de contribuição para mulheres é de 30 anos e, para homens, 35 anos. Logo, se optar pela aposentadoria proporcional, esteja preparado para a possibilidade de uma redução significativa no valor do benefício.

Considerando a aposentadoria por idade, o requisito é ter ao menos 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para mulheres e 65 anos e 20 anos de contribuição para homens, além de um período de carência de 180 meses.

Veja também:

Restituição do Imposto de Renda: saiba se vai receber no 2° lote

Entender esses critérios não só facilita o planejamento da própria aposentadoria, mas também oferece uma visão mais clara sobre o que esperar do futuro. Dedicar tempo para compreender as regras pode resultar em uma aposentadoria mais confortável e sem surpresas. Prepare-se adequadamente e consulte sempre um especialista para tirar dúvidas específicas sobre seu caso.

Imagem: Perspective Jeta / shutterstock.com