Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo falta para você se aposentar? Saiba como descobrir

Saiba como descobrir quanto tempo falta para se aposentar pelo INSS. Entenda como conseguir e as funções disponíveis.

A aposentadoria é vista por muitos como um momento de descanso digno após anos de trabalho duro. Para ajudar nesse processo, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem uma ferramenta: a calculadora de aposentadoria.

Essa ferramenta é uma maneira prática de simular o tempo que falta para a sua aposentadoria. Isso dispensa a necessidade de horas em sites governamentais tentando descobrir as regras e os cálculos. Oferece um panorama completo fácil de entender, tanto para quem opta por acessá-lo no computador quanto no celular.

Como usar a calculadora de aposentadoria no computador?

Aplicativo do INSS em smartphone de usuário.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Nesse sentido, a calculadora visa tornar essa análise mais cômoda e intuitiva. Ainda, a ideia por trás é acompanhar as mudanças nas regras de aposentadoria, de forma que possa programar seu futuro sem sustos. Veja, abaixo, o passo a passo para fazer a simulação pelo site do INSS:

  1. Acesse o site do INSS;
  2. Informe todos os seus dados pessoais;
  3. Confira as informações do plano de contribuição;
  4. Faça a simulação de aposentadoria;
  5. Baixe o PDF com os dados da sua simulação.

Existe a opção de usar pelo celular?

À vista disso, também poderá acessar essa ferramenta via aplicativo Meu INSS (Android e iOS), facilitando o processo e disponibilizando a consulta de qualquer lugar.

Veja também: Saiba como não levar multa ao passar por radar de velocidade

Ademais, a calculadora, assim como no site oficial do INSS, mostra se o contribuinte tem direito a aposentadoria, considerando todas as diferentes regras de idade e tempo de contribuição.

Simular a aposentadoria garante o direito?

Em suma, o resultado da simulação não é um garantidor do seu direito a aposentadoria. Desse modo, as informações apresentadas são aproximadas e podem não estar precisas ou suficientes. Além disso, alguns dados podem sofrer alteração ou esquecimento durante o processo de contribuição.

Portanto, sempre verifique minuciosamente seus dados e, se próximo à aposentadoria, conte com o auxílio de um especialista antes de dar entrada formalmente ao pedido. Por fim, com essas informações, fica mais fácil calcular o tempo para o descanso merecido.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com