Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 50% dos brasileiros afirmam que as finanças são motivo de estresse em casa

As finanças podem ser um assunto bastante delicado para muitas pessoas, além de causar estresse e outros problemas de saúde. Veja!

O tema finanças pode ser de grande preocupação entre os brasileiros. Ainda mais quando se percebe que a renda mensal não é suficiente para cobrir todas as despesas, ou quando é necessário contratar um empréstimo para quitar as dívidas básicas. 

Ao que tudo indica, o estresse relacionado a isso é uma realidade para quase 50% dos brasileiros. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Banco Central em parceria com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Como se pode imaginar, a preocupação financeira se tornar fonte de estresse em casa é mais comum entre as famílias com renda de até dois salários mínimos. Neste momento, o piso nacional é de R$ 1.320. 

Finanças são motivo de estresse

De acordo com o estudo, 49,1% dos brasileiros afirmam que as finanças são motivo de estresse em casa. Sob esta perspectiva, a pesquisa aponta a realidade entre os grupos sociodemográficos. Confira os destaques:

  • Entre as mulheres entrevistadas, 55,7% concordam em alguma medida que as finanças são motivo de estresse, enquanto 41,7% dos homens concordam com a afirmação;
  • Entre aqueles que recebem até dois salários mínimos 56,4% concordam com a afirmação;

Além disso, 45,5% sentem que preocupações com finanças prejudicam sua saúde, sendo que este percentual é menor entre homens e pessoas com renda acima de cinco salários mínimos. 

Veja também: Aluguel residencial: veja quais são as 10 cidades mais rentáveis para se ter um imóvel para alugar

Mão masculina fazendo contas em papéis rodeados de moedas e uma calculadora
Imagem: AlvaroMP / shutterstock.com

Saúde em risco

Por fim, vale destacar quais são os grupos que sentem que as preocupações que envolvem o dinheiro causam danos à saúde. Veja:

  • 52,7% das mulheres entrevistadas concordam que as preocupações com finanças causam danos à sua saúde, contra 37,5% dos homens;
  • Entre os que recebem até dois salários mínimos, 53,3% concordam com a afirmação;

Diante desses resultados, é possível observar a semelhança entre os grupos que afirmam que as finanças causam estresse em casa e que o assunto pode ter impacto sobre a saúde.

Imagem: AlvaroMP / Shutterstock.com