Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Que dia acontece o debate presidencial da Globo no segundo turno?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No próximo dia 30 de outubro, ocorrerá o 2º turno das eleições de 2022. A Globo deverá realizar o debate presidencial no dia 28, sexta-feira, dois dias antes de os eleitores retornarem às urnas. Os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) serão os protagonistas da ocasião. 

Nos estados em que os candidatos a governador disputam o 2º turno, os debates deverão acontecer no dia 27 de outubro, quinta-feira. 

Debate presidencial

A rede Globo transmitiu o último debate presidencial antes do 1º turno das eleições deste ano. Agora, com a disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, a emissora transmitirá o novo debate entre os candidatos antes das eleições. 

Neste ano, a Band e o SBT, além da TV Globo, transmitiram debates presidenciais. A parceria foi feita com diversos outros veículos de imprensa, como CNN, Veja, O Estado de S. Paulo, Terra e NovaBrasil FM. 

Em apenas duas ocasiões Lula e Bolsonaro, líderes nas pesquisas de intenção de voto, compareceram juntos: no dia 28 de agosto, na Band, e no dia 29 de setembro, na Globo. No debate presidencial transmitido pelo SBT, o candidato Lula não compareceu. 

Presidenciáveis na Globo 

Além dos debates, os então candidatos à Presidência Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) compareceram ao Jornal Nacional para uma entrevista com os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos. 

A entrevista, no entanto, foi realizada individualmente com cada candidato, durante a programação, em dias separados. As datas e a ordem dos presidenciáveis foram definidas por meio de um sorteio.

As entrevistas aconteceram na semana do dia 22 de agosto. Todas as conversas podem ser acessadas na íntegra pelo Globoplay

Cancelamento de debates 

Antes do primeiro turno das eleições, cinco debates entre os candidatos à presidência da República haviam sido programados. Porém, algumas datas foram canceladas pelas emissoras. 

A RedeTV! e a TV Aparecida cancelaram os debates após não receberem a confirmação das presenças de Lula e Bolsonaro, líderes nas pesquisas de intenção de voto.

Imagem: Reprodução/Globo