Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem é David Vélez? Saiba tudo sobre o CEO e fundador do Nubank

Saiba quem é David Vélez, o filantropo e fundador da fintech

Recentemente, uma das notícias que mais chamou a atenção sobre o Nubank é sobre a vida pessoal do seu CEO e fundador David Vélez. O colombiano fundador do Nubank anunciou, juntamente com a sua esposa, que o casal vai doar a maior parte de sua fortuna para a filantropia. De acordo com a Forbes, a fortuna atual de Vélez é de cerca de 5 bilhões de dólares, o que representa cerca de 26 bilhões de reais. E com isso, muitas pessoas começaram a se perguntar, afinal, quem é David Vélez.

Quem é David Vélez?

David Vélez é um colombiano de 40 anos, formado em MBA em negócios na Stanford Graduate School of Business, conhecida no Brasil como Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Antes disso, Vélez frequentou escolas alemãs em Medellín e depois na Costa Rica, o que o fez aprender a falar alemão fluente.

Na Colômbia, Vélez estudou matemática. Ao completar a maioridade, ele cursou engenharia na Universidade Stanford. Vélez teve experiência no mercado financeiro após trabalhar nos Estados Unidos, em instituições como Goldman Sachs, Morgan Stanley  e General Atlantic.

Experiência no mercado financeiro e chegada ao Brasil

Na Goldman Sachs e depois como analista na Morgan Stanley, uma empresa nova-iorquina de serviços financeiros, ele aprendeu bastante sobre o mercado. Porém, Vélez sempre achou tudo muito atrasado e burocrático. Mas as coisas pioraram quando chegou ao Brasil. David Vélez chegou às terras tupiniquins em 2011, com o objetivo de liderar a operação da Sequoia. A Sequoia é uma empresa de capital de risco e hoje uma das investidoras do Nubank.

Ao precisar abrir uma conta corrente, ele se deparou com a extrema burocracia. Primeiramente, ele teve que guardar seus pertences em um armário, e mesmo assim a porta giratória da entrada da agência travou. Ao necessitar do atendimento de um gerente, precisou esperar por um longo tempo. Além disso, a exigência de documentos era muito grande, especialmente por ser estrangeiro.

Logo após conseguir finalmente abrir sua conta, ele se deparou com taxas absurdas para coisas simples. Daí surgiu a ideia de criar um banco mais tecnológico e menos burocrático, utilizando os smartphones, já que praticamente toda população tem acesso no Brasil.

Vélez percebeu que havia uma ótima oportunidade de negócio para inovação no setor. Entretanto, os conselhos que ele ouviu não foram dos melhores. A maioria das pessoas dizia que não daria certo. Mas David Vélez não desistiu da ideia. Com seu objetivo em mente, ele foi atrás de pessoas que também se incomodavam com a burocracia do sistema bancário do Brasil.

Lançamento do Nubank por David Vélez

E com isso, em 2013, juntamente com a brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible, Vélez fundou a fintech Nubank. Atualmente, o roxinho é o maior banco digital independente do mundo. A ideia desde o início sempre foi revolucionar um sistema lento e ineficiente acabando com a burocracia, as taxas abusivas e o péssimo serviço oferecido pelos bancos tradicionais.

Através da tecnologia e design, David Vélez queria uma empresa financeira verdadeiramente preocupada com o cliente. Mas como para qualquer ideia, é necessário dinheiro e mais dinheiro. Para isso, o projeto do Nubank contou com aportes financeiros da Sequoia e da Kaszek Ventures.

Sobre o Nubank

Atualmente, a fintech conta com mais de 40 milhões de clientes incluindo o Brasil, México e Colômbia. Além disso, o Nubank está entre as maiores instituições financeiras digitais do mundo, sendo referência quando o assunto é a qualidade de atendimento ao cliente.

Dentre os serviços oferecidos pela instituição, estão o cartão de crédito internacional sem anuidade, que foi o primeiro produto disponibilizado, lá em 2014. Além disso, o Nubank conta com uma conta digital gratuita, com transferências sem custos para qualquer banco e rendimento maior do que a poupança, programa de benefícios Nubank Rewards, com pontos que não expiram.

Ainda podemos citar o cartão com a função Débito e opção de realizar saques direto da conta, empréstimo pessoal e empréstimo com portabilidade, conta PJ para quem é MEI, sem nenhuma tarifas de manutenção, seguro de Vida e uma plataforma de investimentos.

Um banco diferente

Ademais, o grupo fundador do Nubank define o continente latino americano como uma região com muito potencial, mas onde muitos milhões ainda vivem na pobreza e têm poucas oportunidades na vida para crescer e se desenvolver plenamente. Possivelmente, esse olhar para quem tem mais dificuldade, seja a causa do sucesso da fintech.

Recentemente, o banco também lançou um cartão de crédito voltado para o público de alta-renda. O Ultravioleta é um cartão que vem em um corpo completamente metálico e não traz os dados bancários, apenas o nome do titular. Além disso, esse cartão de crédito conta com algumas vantagens, como o cashback de 1% em todas as compras feitas com o cartão. Outra novidade recente do Nubank foi a incorporação da cantora Anitta como conselheira de administração.

Atualmente, o Nubank tem um valor de mercado de US$ 25 bilhões. Com isso, a empresa financeira se tornou o 4º banco mais valioso da América Latina. Para você ter ideia, em junho de 2019, o Nubank valia “apenas” US$ 10 bilhões.

Doação do patrimônio de David Vélez e Mariel Reyes

Primeiramente, uma das coisas que mais chamou a atenção do público em geral foi a notícia da grande doação para filantropia de David Vélez, em conjunto com a sua esposa, a empreendedora Mariel Reyes. Na última quarta-feira, o casal anunciou que iria doar em vida a maior parte de sua fortuna de 5 bilhões de dólares para causas sociais. A atitude é similar ao que fez as famílias Warren Buffet e Gates.

Antes de mais nada, você pode estar querendo saber mais sobre a esposa de David Vélez. A economista nascida no Peru tem 41 anos e lidera a Reprograma. A start-up ensina programação de computadores para mulheres vulneráveis, em especial negras e transexuais brasileiras.

Embora ambos sejam estrangeiros, eles moram no Brasil há mais de uma década. O anúncio foi publicado no site da Giving Pledge. Mas no anúncio o casal, explica que sua intenção é destinar a maior parte de sua fortuna para oferecer oportunidades às crianças e adolescentes mais vulneráveis da América Latina. De acordo com o texto, “as oportunidades não são distribuídas de forma equitativa”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: blog.nubank.com.br