Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem recebe auxílio emergencial terá direito ao Auxílio Brasil?

Anunciado nesta quinta (21), o Auxílio Brasil encerra definitivamente as negociações sobre prorrogação do Auxílio Emergencial. No entanto, a substituição não agradou aos 20 milhões de brasileiros que perderam o benefício e ficarão desamparados por não se encaixarem nos critérios do novo programa.

Microempreendedores individuais, desempregados e trabalhadores informais, estão de fora do projeto que contempla apenas os beneficiários do antigo Bolsa Família e cadastrados no CAD Único.

O ministro da cidadania, João Roma informou que “O presidente Jair Bolsonaro, tem verificado em loco a necessidade e o sofrimento do povo brasileiro, demandou que todos aqueles que fazem parte da pobreza ou extrema pobreza e que estão no programa social através do cadastro único, através do SUAS que é o Sistema ùnico de Assistência Social, que nenhum desses beneficiários receba menos de R$400”.

O Auxílio Brasil foi possível após aprovação de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) driblando o limite de teto de gastos. Drible que causou tensão na pasta da economia, ocasionando pedido de demissão de quatro importantes personagens do ministério, entre eles Bruno Funchal, que estava na posição de Secretário Especial de Tesouro e Orçamento.

Dias antes do anúncio, informantes próximos ao governo federal afirmaram que o debate causou estremecimento no relacionamento entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que também cogitou a possibilidade de abandonar o cargo por não concordar com o não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o fim do Auxílio Emergencial, e alegou que trabalhadores informais já retornaram ao trabalho.

Ainda sem calendário definido, o Auxílio Brasil atenderá 17 milhões de famílias. No período de transição de benefícios, o programa pagará o valor de R$400,00 às famílias beneficiadas, a partir de Janeiro o valor será com acréscimo de 20% sobre o valor pago em 2019, antes do Auxílio Emergencial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com