Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer abrir franquia? Veja os financiamentos disponíveis para ter o seu próprio negócio

Franquia é uma forma de negócio que tem o objetivo de permitir a utilização e exploração de uma determinada marca por terceiros. Esse tipo de negócio traz ao investidor a aprovação de mercado sem precisar passar por muitas etapas para chegar a isso.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), essa forma de negócio é de baixíssimo risco, sendo que somente 5% dos franqueados encerram as atividades de suas unidades antes de completar dois anos. Em contraponto, a porcentagem de empresas abertas do zero que fechem nesse mesmo período é de 23%.

Por esse motivo, a franquia é mais atrativa para aqueles que estão interessados em abrir seu próprio negócio. Contudo, para iniciar o negócio é necessário ter um capital financeiro, que muitas vezes o empreendedor não dispõe, então é preciso recorrer a um financiamento.

Financiamento para abrir franquia

O investimento inicial para a abertura de uma franquia pode ser elevado, por isso muitas pessoas acabam desistindo da ideia. Entretanto existe uma saída.

Antes de abrir uma franquia, o investidor deve analisar sua situação financeira e ver todas as possibilidades de recursos que dispõe. Caso não tenha o suficiente, aí sim, deve partir para a solicitação de crédito.

É interessante realizar um levantamento financeiro, com a quantia que recebe, gastos fixos e variáveis, entre outros. Dessa forma, é possível constatar o real valor que tem para investir.

Todavia, se mesmo com o levantamento financeiro o investidor verificar que não tem o valor suficiente para abrir a franquia, ele pode passar a pensar no financiamento como uma solução.

Para solicitar um financiamento, é imprescindível conhecer quais bancos oferecem financiamento para o modelo de franquia e quais as vantagens ofertadas. 

Há variadas linhas de crédito para a abertura de franquias, tudo depende do tipo de empréstimo ou financiamento que o futuro franqueado desejar. Algumas franqueadoras oferecem crédito para o investidor, mas não é algo muito comum.

Contudo, algumas franqueadoras intermediam o financiamento junto a instituição bancária para ajudar o franqueado. Assim, torna- se mais fácil conseguir a aprovação do crédito com juros e taxas menores.

Outra opção para conseguir dinheiro para investir em uma franquia é chamar um parente ou amigo para ser seu sócio, assim ele também investirá no negócio.

O que devo saber antes de solicitar um financiamento para abrir uma franquia?

Despesa recorrente

As parcelas do empréstimo são cobradas mensalmente e vale lembrar que quanto maior o número de parcelas, mais cara será a dívida. Os juros e taxas cobrados caso a parcela não seja paga são muito altos, por isso é preciso ter organização para não deixar de pagar um mês sequer.

Levar em consideração a previsão de faturamento mensal é muito importante para estipular o quanto você pode pagar por mês do empréstimo.

Caso em um mês você tenha um lucro maior do que o previsto, pode solicitar o adiantamento de mais parcelas e diminuir o tempo para quitar o empréstimo.

Não financiar todo o investimento

O melhor é que o financiamento corresponda a até 50% do valor total da franquia, para que não comprometa o fluxo de caixa somente com uma dívida e arrisque seu negócio.

Pesquisar o melhor financiamento

Nem todas as instituições bancárias oferecem financiamentos vantajosos, por isso é importante pesquisar antes de assinar o contrato.

Algumas franquias permitem que o investidor trabalhe home office, o que possibilita um investimento inicial baixo. Algumas empresas que trabalham dessa forma:

  • Acquazero — empresa de limpeza ecologica de carros;
  • Encontre Sua Viagem — agência de turismo;
  • Mardelle — loja tradicional de moda íntima;
  • Quisto — corretora de seguros.

Em vista disso, muitas vezes, por se tratar de um investimento baixo, não compensa solicitar um financiamento devido às taxas de juros cobradas.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), constam todas as informações sobre os valores de aquisição da franquia, taxas recorrentes, previsão de faturamento, prazo de retorno. O COF é de extrema importância para entender todos os valores da franquia e conseguir fazer um planejamento.

Capital de giro

O capital de giro (CGL) é a reserva da empresa para evitar impactos negativos com problemas inesperados que prejudiquem o seu funcionamento. No início do negócio é o CGL que o mantém funcionando até que comece a ter lucro.

Para conhecer qual o valor necessário para o CGL é preciso realizar uma conta básica: subtrair as despesas e custos fixos, que são o passivo circulante (PC), dos recursos disponíveis, ativo circulante (AC). Portanto, o cálculo é feito assim: AC – PC = CGL.

É importante que seja gasto só um terço da quantia do CGL para pagar o empréstimo.

Opções de financiamento para franquias

Os principais bancos que oferecem financiamento para quem deseja abrir uma franquia são:

CAIXA Econômica Federal

A CAIXA oferece o programa “Candidato a Franqueado”. Onde oferece taxas de juros mais baixas para quem está interessado em abrir uma franquia. Contudo, para solicitar o financiamento é necessário apresentar um plano de negócio ao banco. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil não possui linhas de crédito exclusivas para a abertura de franquias. Entretanto, caso queira modernizar a sua loja, o banco oferece duas opções de financiamento. Sendo que um pode ser pago em até 72 meses, e outro é destinado ao capital de giro e pode ser pago em até 36 meses. 

Santander

O Santander disponibiliza linhas de crédito exclusivas para quem vai abrir ou deseja aumentar a sua franquia. As taxas de juros chegam a 5% ao ano. 

Para quem já tem uma unidade e deseja expandir, o banco disponibiliza o “Giro Franquias”, que cede quantias maiores para esse tipo de operação.

Itaú

O Itaú apresenta condições específicas aos franqueados e disponibiliza 50% do montante necessário. As taxas de juros e o valor total variam de acordo com a franquia que deseja abrir.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Natali _ Mis / Shutterstock.com