Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital: Caixa Econômica Federal vai mudar pagamento do Bolsa Família, entenda!

A Caixa Econômica Federal anunciou a utilização do Real Digital, ou Drex, para fazer pagamentos do Bolsa Família. Entenda!

Uma novidade importante para os beneficiários do maior programa assistencialista do país! A Caixa Econômica Federal planeja iniciar, entre abril e maio, os testes para o pagamento do Bolsa Família através do Drex, a versão digital do real.

Dessa forma, o anúncio se deu por meio do superintendente do banco, Rafael Dias Silva, na última segunda-feira (26). Saiba mais informações sobre esse planejamento na sequência!

Caixa quer pagar Bolsa Família com Real Digital

Drex moeda virtual
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A implementação do Drex, que está sendo desenvolvido pelo Banco Central e faz parte do Pix, tem por objetivo permitir que indivíduos residentes em regiões distantes e de difícil acesso possam receber seus benefícios offline, economizando tempo e dinheiro com o deslocamento para cidades que possuam agências bancárias.

A nova solução deve impulsionar as economias locais e beneficiar pequenos empresários e comerciantes, garante o superintendente. Ainda, Dias comentou que o ribeirinho precisa se deslocar para uma cidade maior para sacar o dinheiro. Assim, muitas vezes, acaba realizando suas compras lá e trazendo os produtos de volta para sua própria cidade.

Aliás, a discussão sobre o uso do Real Digital como forma de pagamento do Bolsa Família ocorreu em um evento organizado por Microsoft e Hamsa, em São Paulo. Lá, estavam presentes reguladores e líderes do setor bancário.

Expectativas do uso da moeda virtual

Segundo as estimativas de Rafael Dias, cerca de 5% do total de beneficiários do Bolsa Família poderão tirar proveito dessa nova tecnologia. O Drex, ainda em fase de testes, tem como objetivo democratizar o acesso aos serviços financeiros, reduzindo os custos de produtos como empréstimos e seguros. Além disso, a moeda digital pode contribuir para aumentar a bancarização no Brasil.

A estratégia estudada pela Caixa envolve depositar o valor do Bolsa Família por meio do Drex em um cartão. Logo, a utilização da moeda virtual pode ocorrer mesmo em locais sem acesso à internet.

Veja também:

Governo lança FGTS Digital nesta terça (27), saiba mais!

Segundo o superintendente do banco, após a prova de conceito do Drex, a Caixa deve discutir internamente a estratégia a ser adotada, em conjunto com o Ministério da Fazenda e o governo federal. Por fim, como se trata de uma empresa pública, a Caixa será obrigada a realizar uma licitação para a implementação da tecnologia.

Imagem: rafapress / shutterstock.com