Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital será o ‘PIX inteligente’? Veja como vai funcionar

Confira os detalhes sobre o breve lançamento do Drex, o Real Digital, incluindo o questionamento sobre ele ser um novo Pix inteligente.

Há oito meses o projeto do Real Digital, chamado oficialmente de Drex, atingiu um marco crucial ao concluir com sucesso o Lift Challenge. Nesse sentido, Rodrigoh Henriques, diretor de Inovação da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), acredita que o Real Digital será uma espécie de “Pix inteligente”.

Isso porque a expectativa é que a moeda digital ultrapasse as barreiras do Pix. Assim, na prática, o Drex vai além das capacidades do pagamento instantâneo ao oferecer transações programáveis e vinculação a condições específicas. Saiba mais a seguir.

Importância do Lift Challenge para o Real Digital

pessoa usando celular com Drex
Imagem: rafapress/ Shutterstock.com

O Lift Challenge contou com mais de 200 participantes, incluindo 30 empresas e instituições financeiras. Além disso, o objetivo principal é moldar a futura moeda digital do Banco Central (CBDC) do Brasil. Ademais, sob a coordenação da Fenasbac, o Lift Challenge explorou propostas inovadoras para a CBDC.

Veja também: Gasolina brasileira está mais cara que do mercado internacional; afirma Abicom

Henriques ressalta a importância dessa fase inicial, iniciada em 2022, afirmando que o Lift Challenge foi fundamental na definição dos casos de uso para o Real Digital. Ainda, as propostas abrangeram a digitalização de operações, transações programadas e interações financeiras ligadas à internet das coisas.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar maior transparência, controle e eficiência. Portanto, Henriques destaca que o Lift Challenge estabeleceu as bases para o design da moeda digital brasileira, considerando-a uma nova infraestrutura financeira com a capacidade de transitar por uma rede blockchain

Drex será como uma terceira peça na modernização financeira no Brasil

Em síntese, as novas funções do Drex serão minuciosamente testadas na próxima fase, incluindo o lançamento de um protótipo. Também, sob a perspectiva de Henriques, o Real Digital representa a “terceira peça” na modernização financeira brasileira, sucedendo o Pix nos pagamentos instantâneos e o Open Finance na padronização de dados entre instituições financeiras. 

Desse modo, a ênfase agora está na programabilidade, permitindo transações inteligentes que aceitarão condições específicas para execução. Por fim, a distinção crucial entre o Pix, que representa dinheiro eletrônico, e o Real Digital reside na capacidade programável deste último. 

Imagem: rafapress/ Shutterstock.com