Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Agora é possível receber benefício do INSS na conta-corrente. Saiba como

0

Se você é um aposentado ou pensionista do INSS e evita a todo custo sair para a rua, saiba que você está certo em fazer isso. Há uma pandemia lá fora, e o COVID-19 é altamente transmissível. Além disso, ele tende a ser mais agressivo em idosos e pessoas com doenças crônicas. Muitos destes são aposentados ou pensionistas e, por isso, filas para receber o benefício são um grande perigo. Pensando nisso, o Ministério da Previdência Social disponibilizou um novo jeito de receber o benefício do INSS na conta-corrente.

É provável que você também goste:

5 motivos essenciais para sua empresa fazer um empréstimo bancário

LBV está dando cestas básicas e kits de limpeza em campanha pelo WhatsApp?

Beneficiários do Bolsa Família começam a receber a segunda parcela do auxílio emergencial.

Antes de mais nada, saiba que a novidade é válida para aqueles que recebem o benefício por meio de cartão magnético da Previdência Social. Quem tem este cartão poderá pedir a transferência dos valores para qualquer conta-corrente. No total, há cerca de 12,4 milhões de beneficiários recebendo seu benefício do INSS com um cartão magnético, e mais de 50% destes são aposentados.

A alteração foi feita pela portaria do INSS publicada no dia 27 de abril, no Diário Oficial da União (Portaria nº 543). De acordo com esta portaria, agora é possível fazer a transferência do benefício ou aposentadoria para uma conta-corrente.

Isso é ótimo, pois o beneficiário não precisa mais ir ao banco para receber. Além disso, não é necessário ir até uma agência para solicitar o novo jeito de receber benefício do INSS na conta-corrente, pois ele também pode ser feito pela internet.

O que é o MEU INSS?

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet ou pelo celular, seja ele um Android ou IOS. São mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa. Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

Como se cadastrar no MEU INSS?

Para transferir seu dinheiro de aposentadoria ou benefício INSS para uma conta-corrente, será necessário ter um login e senha de acesso no app MEU INSS. Caso você ainda não tenha sua conta lá, basta acessar este link ou o app para Android e iOS, e clicar em “Inscrever no INSS”.

inscrever no inss

Para preencher o cadastro, você precisará informar seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF, além de responder algumas perguntas do seu cadastro com a Previdência Social. Após este cadastro, você terá uma senha para acessar o sistema do Meu INSS.

Se você possui um certificado digital de token, pode se cadastrar no MEU INSS através dele. Para isso, conecte o token no seu computador e clique na imagem do certificado digital, na página de cadastro. Além disso, quem tem um certificado digital na nuvem pode clicar na imagem relativa a este tipo na página. Após, siga corretamente as orientações.

Modalidades de recebimento do benefício do INSS

  • Conta bancária: o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Vale lembrar que esta modalidade de pagamento pode gerar tarifas bancárias, ligadas à manutenção e movimentação da conta.
  • Cartão magnético do INSS: todo benefício concedido sem indicação de conta bancária é enviado a um banco conveniado do INSS, localizado em uma região bancária que abrange, preferencialmente, a área de residência do beneficiário. Caso deseje receber seu benefício em cartão do INSS, o cidadão pode indicar somente a região bancária. Já a agência será determinada pelo INSS, dentro da região escolhida pelo beneficiário.

Como receber benefício do INSS na conta-corrente?

Para fazer transferência para a modalidade de pagamento que permite a transferência para conta-corrente, primeiramente saque seu benefício, pois ele será bloqueado no momento da transferência. Entretanto, o INSS garante que o crédito que porventura seja bloqueado, será reemitido para a conta-corrente indicada.

Lembramos que é importante que a conta-corrente esteja no nome do titular do benefício. Além disso, essa conta-corrente deve ser em um dos bancos permitidos. Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS, e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:

  • Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
  • Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
  • Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
  • Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

Você pode requerer a transferência durante a pandemia e fazer um novo requerimento para voltar a receber pelo cartão magnético, caso se arrependa de receber benefício do INSS na conta-corrente.

Vantagens do receber benefício do INSS na conta-corrente

Ao escolher receber o benefício do INSS pela conta-corrente, você tem uma série de vantagens, como usar seu benefício ou aposentadoria para pagar contas e fazer transferências sem precisar ir ao banco ou caixa 24 horas para sacar o valor.

Quando o beneficiário recebe o dinheiro do INSS pelo cartão magnético, não pode movimentar esses valores online. Já com o recebimento em conta-corrente, você tem os mesmos recursos do que qualquer outra conta-corrente, incluindo a função débito pelo cartão do banco.

Ou seja, você pode fazer compras no supermercado, farmácia, entre outros estabelecimentos passando no débito, sem a necessidade de andar com dinheiro em espécie. Além disso, você poderá fazer compras online com o seu dinheiro, em sites e aplicativos que permitam essa modalidade de pagamento.

Outra grande vantagem é não precisar enfrentar as grandes filas que se formam nos bancos e agências lotéricas nos dias de pagamento do benefício. Aliás, tudo o que você não deve fazer neste momento é ir para filas, afinal de contas, vivemos em meio a uma pandemia de um vírus altamente transmissível.

Dificuldade ou problemas no acesso?

Clique e consulte o FAQ (Dúvidas Frequentes), onde você pode obter informações sobre criação da conta de acesso, manutenção da conta, recuperação de senha, entre outros. Você também pode tirar suas dúvidas ligando para a Central 135 (de segunda a sábado, de 7h às 22h).

Enfim, gostou da dica?

Então, nos siga no YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress / Shutterstock

Comentários
Carregando...