Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal antecipa liberação do programa de declaração do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou o download antecipado do programa utilizado para a declaração do Imposto de Renda. Confira!

A Receita Federal anunciou que haverá a liberação antecipada do Programa do Imposto de Renda 2024 na próxima terça-feira (12). Dessa forma, embora o prazo de entrega das declarações só se inicie no dia 15 de março, os contribuintes já poderão fazer o download do programa a partir desta data.

Saiba mais informações, portanto, sobre essa mudança e como fazer o preenchimento deste documento para o envio ao Fisco. Continue a leitura!

Receita Federal antecipa download de programa para entrega da declaração do Imposto de Renda

Aplicativo da Receita Federal em smartphone de pessoa física
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Além da antecipação, contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata terão a disponibilidade de preencher a declaração utilizando a nova funcionalidade de pré-preenchimento, que permite maior agilidade e precisão na hora de preencher o documento. No entanto, é importante ressaltar que a transmissão da declaração só será possível a partir da próxima sexta-feira (15).

A antecipação do acesso ao Programa teve a defesa do Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos Fonseca. Logo, essa é uma forma de conferir aos contribuintes a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que porventura sejam necessárias.

Saiba mais sobre a pré-preenchida

Com esse recurso da Receita Federal, dados como informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importados da própria declaração do ano anterior, do carnê-leão e até de informações fornecidas por terceiros, como empresas pagadoras, imobiliárias ou mesmo serviços médicos.

Além disso, vale ressaltar que os contribuintes que optarem por essa forma de preencher a declaração terão maior prioridade no recebimento da restituição.

Veja também:

Até quando você pode quitar suas dívidas e limpar o nome com o Desenrola Brasil

Por fim, em 2022, 41,7% dos contribuintes tinham contas nos níveis outo e prata. Esse percentual aumentou para 68,6% em 2023 e subiu ainda mais em 2024, alcançando 75,2%. Logo, muitos contribuintes terão essa ferramenta à disposição.

Imagem: rafapress / shutterstock.com