Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal divulga panorama geral sobre a restituição do Imposto de Renda; dados sobre critérios prioritários chamam atenção

A restituição do Imposto de Renda deste ano atendeu milhões de brasileiros de maio a setembro. Veja detalhes!

A Receita Federal concluiu os pagamentos da restituição do Imposto de Renda no mês de setembro. Ao todo, foram cinco lotes e o montante necessário alcançou a marca total de R$ 33,22 bilhões para mais de 22 milhões de brasileiros com direitos a receber. Nesse sentido, vale lembrar que têm direito ao depósito aqueles que pagaram mais tributos do que o devido. 

Para determinar as datas de liberação aos contribuintes, o Fisco adota uma lista de critérios prioritários. Acontece que, neste ano, foi anunciada uma novidade: as pessoas que usassem a declaração pré-preenchida ou optassem por receber via Pix também entrariam para a lista. 

Desse modo, os contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda tiveram uma chance de receber os valores antes de chegar ao último lote, e a novidade surtiu bastante efeito. De acordo com a Receita Federal, quase 8 milhões de brasileiros entraram para a lista por esses motivos em questão.

Critérios para liberação da restituição do Imposto de Renda 

Para a ordem dos pagamentos, a Receita considera os seguintes critérios prioritários:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com deficiência ou doença grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes que usaram declaração pré-preenchida ou optaram por receber pelo PIX.

Assim sendo, os contribuintes que não atendem nenhuma das regras são atendidos apenas no final da fila. 

Declaração pré-preenchida ou recebimento via Pix alcança grande público

Dessa forma, ainda com base nos dados divulgados pelo Fisco, é possível visualizar que o uso da declaração pré-preenchida e a escolha de receber via Pix foram opções que alcançaram um grande patamar entre os contribuintes. 

Veja também:

Projeto que proíbe casamento gay é aprovado; entenda a situação agora

No total, foram 7.934.447 de contribuintes que entraram para este grupo, contra 6.111.569 de pessoas que atendem aos critérios legais que concedem a prioridade na hora de receber a restituição do IR.

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com