Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal emite alerta contra golpes de empréstimos

Os criminosos têm utilizado o nome da Receita Federal para aplicar golpes de empréstimos e fazer vítimas no país. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem nunca caiu em um golpe financeiro, com certeza deve conhecer alguém que já foi vítima. Esse tipo de crime pode ocorrer em diversos espaços, dentro e fora do mundo virtual. Cidadãos, muitas vezes desavisados, não percebem a ação e acabam sendo atraídos pelos golpistas.

Os golpes aplicados por meio da internet têm crescido significativamente nos últimos anos. Os criminosos fazem vítimas utilizando aplicativos de mensagem, redes sociais ou plataformas. A situação não para por aí: até mesmo a Receita Federal está tendo seu nome usado pelos bandidos que oferecem empréstimos.

Criminosos utilizam nome da Receita Federal para aplicar golpes de empréstimos

Relatos recebidos pela Receita Federal apontam que os criminosos utilizam a modalidade de empréstimo para atrair os cidadãos. Na suposta oferta, instituições condicionam a liberação de valores ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pela vítima.

Segunda a Receita, os criminosos chegam a apresentar documentos, como notificações e arquivos de arrecadação falsos, induzindo a vítima a realizar o pagamento de taxas inexistentes para a liberação dos valores. Além disso, cidadãos relataram que pagaram taxas ou IOF via Pix para pessoas físicas.

O órgão destaca que todas essas ações não passam de golpe, uma vez que a Receita não fornece informações para recolhimento de tributos ou taxas via transferência. Por isso, as pessoas devem ficar atentas caso recebam notificações para pagamento de tributos inexistentes.

Receita emite alerta contra golpes

A Receita alerta que o recolhimento do IOF é feito apenas pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que disponibiliza o crédito e não pelo contribuinte. Os cidadãos devem desconfiar de propostas parecidas ou iguais às ofertas relatadas acima.

Além disso, o órgão esclarece que seus servidores não prestam serviços de empréstimo, muito menos entram em contato com os cidadãos para cobrar esse tipo de pagamento. Caso a pessoa acredite ser vítima de um golpe, a Receita orienta procurar a autoridade policial, com provas em mãos para registrar um boletim de ocorrência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com