Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS alerta sobre golpes da prova de vida dos aposentados

Esteja atento e nunca passe informações pessoais e sigilosas por telefone ou SMS.

Assim como tudo na internet, a prova de vida dos aposentados do INSS também está sujeita a golpes. Pensando nisso, o Instituto Nacional do Seguro Social alerta seus beneficiários sobre golpes recentes feitos por meio de ligações pedindo para que os aposentados façam a prova de vida online, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Dessa forma, durante as chamadas, os criminosos solicitam os dados pessoais da vítima e enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado mande uma foto de um documento para finalizar o processo. Em nota, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. “O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, declara.

É provável que você goste também

Banco Central quer criar uma moeda digital semelhante à da China

ABC Brasil e Inter se unem para reforçar atuação no mercado de capitais

Prova de vida do INSS agora pode ser feita no caixa eletrônico

Veja como evitar os golpes da prova de vida do INSS

De acordo com o INSS, esse golpe começou a ser aplicado principalmente com a ampliação da prova de vida por meio de biometria facial, que é realizada pelo aplicativo. Contudo, o INSS apenas entra em contato com aposentados e beneficiários em situações específicas, e somente para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos.

Ou seja, em nenhum momento o órgão ligará para você solicitando qualquer tipo de informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. “O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS. E sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41”, afirma o INSS.

Por fim, em nota, o órgão também diz que o segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e que, por isso, é importante manter seu cadastro sempre atualizado, com os respectivos dados para contato. Para fazer a atualização, basta acessar o portal Meu INSS ou ligar para a central, no número 135. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com