Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do Pix: saiba se você está se protegendo deles

O Pix é uma ferramenta que está ajudando muitos brasileiros, mas é alvo constante de criminosos.

0

Quando o Banco Central lançou o PIX, há cerca de 7 meses, já era esperado o seu grande sucesso. Toda a praticidade, segurança e velocidade nas transferências surpreendeu a todos, fazendo com que a ferramenta se tornasse uma ótima opção. Porém, e infelizmente, os criminosos também aproveitaram o movimento para começarem a aplicar o golpe do PIX.

É provável que você também goste:

Banco Central faz alerta sobre esquema de pirâmide dos “grupos de Pix”

Pix: Banco Central anuncia mecanismo de devolução de valores em caso de suspeita de fraude ou falha

Pix no Nubank está fora do ar e clientes reclamam no Twitter

Por conta disso, é necessário ficar atento para não acabar sendo prejudicado. Especialistas da Express CTB separaram algumas dicas importantes de como não cair no golpe do PIX.

Como o Golpe do PIX é aplicado? 

  • Pessoas pedindo dinheiro através de mensagens, como WhatsApp;
  • Pedindo seus dados para atualizar uma base cadastral;
  • Ofertas de empréstimos via PIX;
  • Produtos baratos e financiamentos;
  • Envio de e-mails falsos fingindo se tratar de instituições financeiras, como bancos ou fintechs;
  • Ameaças feitas por telefone ou WhatsApp.

O próprio Banco Central está bastante preocupado com o aumento de golpes do PIX nos últimos meses. A entidade divulgou uma matéria no seu site, alertando para o risco e com algumas perguntas que deverão ser feitas para evitar problemas.

João Esposito, CEO da EXpress CTB, destacou que, em caso de mensagens suspeitas dizendo que se trata do Banco Central, você pode entrar em contato com canais de atendimento do seu banco: ”Caso você receba algum recado em nome do Banco Central e quiser comprovar sua veracidade, é possível realizar essa confirmação entrando em contato com a instituição através do número de telefone, correspondência ou presencialmente em sua sede. Todas as informações de contato ficam disponíveis no site do Banco Central do Brasil”, destacou.

Fui vítima de um golpe. O que devo fazer?

Fique atento a todas as suas movimentações. Caso perceba que algo anormal aconteceu, faça imediatamente um Boletim de Ocorrência na polícia. Após isso, entre em contato com o banco e faça uma reclamação. Por fim, informe os dados da conta que recebeu o seu dinheiro; isso é encontrado facilmente no comprovante de transferência.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...