Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal emite comunicado URGENTE sobre golpes; confira agora

Receita Federal alerta sobre novos golpes em comunicado urgente. Veja as orientações para se proteger. Saiba mais!

Com a crescente popularidade do e-commerce internacional, a Receita Federal tem intensificado sua campanha de conscientização sobre golpes frequentes que utilizam indevidamente o nome do órgão. Com a aprovação de novas taxas para produtos importados de até US$ 50, brasileiros que fazem compras em sites estrangeiros estão mais suscetíveis a fraudes cibernéticas.

Os métodos de fraude incluem desde a emissão de boletos falsos até solicitações de pagamentos via Pix e cartões bancários para suposta liberação de mercadorias. Essas práticas ilegais visam enganar consumidores desavisados que procuram boas ofertas online.

Como se proteger de golpes em compras internacionais?

Sistemas da Receita Federal
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Para evitar cair nessas armadilhas, a Receita Federal divulgou uma série de orientações aos consumidores. É fundamental estar atento e desconfiar de qualquer cobrança suspeita ou métodos de pagamento não convencionais. Conhecer as práticas corretas pode salvar você de prejuízos significativos.

  • A Receita Federal não solicita pagamentos para a liberação de mercadorias através de telefonemas ou mensagens;
  • Desconfie de e-mails que não terminem em “@GOV.BR” e de mensagens via WhatsApp ou SMS provenientes de fontes desconhecidas;
  • Não realize nenhum pagamento por depósito ou transferência em contas bancárias;
  • Se a encomenda foi entregue pelos Correios, verifique a autenticidade do boleto pela plataforma “Minhas Importações”;
  • Para entregas via Courier, confirme todos os procedimentos exclusivamente no site da empresa;
  • Antes de efetuar a compra, faça uma pesquisa para verificar se o site e o vendedor são confiáveis.

O que fazer em caso de suspeita de fraude?

Se você suspeitar que está sendo alvo de um golpe ou já foi vítima de fraude, procure imediatamente uma delegacia especializada. Fazer a denúncia é crucial para que as autoridades possam agir, evitar que mais pessoas sejam enganadas e tentar minimizar quaisquer danos.

Manter-se informado e seguir as orientações da Receita Federal são as melhores formas de se proteger. Lembre-se de que a segurança em compras online começa pela precaução e pela verificação rigorosa de todas as informações.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com