Receita libera consulta à restituição do IR nesta sexta-feira (22); saiba como conferir
Último lote de restituição do IR será liberado em breve! Confira aqui quando e como consultar o seu recebimento!
A Receita Federal libera, nesta sexta-feira (22), a consulta do último lote da restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023. Isso porque, desde maio, o órgão vem devolvendo os tributos pagos em excesso, permitindo que os declarantes elegíveis recebam esse pagamento.
Sendo assim, nas datas de 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto, 21 milhões de brasileiros obtiveram seus reembolsos. Neste contexto, em breve, o órgão distribuirá um quinto lote de restituições para outro grupo de contribuintes.
Logo, é aconselhável verificar se você receberá sua restituição do IR neste mês e em que dia de setembro a Receita realizará o pagamento desse lote. Além disso, é importante entender como consultar a devolução do tributo a partir de hoje (22). Confira mais detalhes a seguir!
Restituição do Imposto de Renda em 2023

No corrente ano, 4.129.925 contribuintes foram contemplados com a restituição no primeiro lote, cujo pagamento ocorreu em 31 de maio. Posteriormente, no segundo lote, em 30 de junho, 5.138.476 contribuintes receberam suas devoluções.
Da mesma forma, a Receita Federal liberou o terceiro lote de reembolsos em 31 de julho, beneficiando 5.632.036 colaboradores. Ainda, houve o quarto lote, em que 6.118.310 pessoas receberam seus ressarcimentos.
No que concerne o mês de setembro, o pagamento do quinto lote está programado para ocorrer em 29 de setembro, próxima sexta-feira. No entanto, as categorias de beneficiários desse lote de restituição ainda não foram divulgadas oficialmente.
Como posso consultar o quinto lote?
O Fisco disponibiliza aos contribuintes a oportunidade de consultar o lote de restituição do Imposto de Renda com uma semana de antecedência em relação à data de pagamento. Desse modo, a partir de hoje, é possível realizar sua consulta.
Veja também:
Bradesco se envolve em polêmica e é multado em mais de R$ 7 milhões
Para isso, é fundamental acessar a página oficial da Receita Federal. Posteriormente, deve-se selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Após essa etapa, basta inserir o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento.
Através desse procedimento, o sistema disponibilizará informações detalhadas sobre o status do processamento da sua declaração de imposto de renda. Isso engloba verificar se sua declaração ainda está em processo de análise, se há pendências em sua declaração com a Receita Federal, se ela se encontra na fila de restituição para pagamento ou se já teve a restituição liberada.
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com