Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita libera emissão de NF por aplicativo para prestadores de serviço

A Receita libera emissão de NF pelo aplicativo, o que facilita a documentação dos prestadores de serviço. Confira detalhes na íntegra!

Ao prestar um serviço, a empresa deve emitir uma nota fiscal, sendo opcional apenas para MEIs. A fim de facilitar o processo, a Receita libera emissão de NF por meio de seu aplicativo para prestadores de serviço.

Para emitir a nota, o prestador de serviço deve fornecer as mesmas informações que disponibilizava no site. São elas: CNPJ ou CPF do cliente, o serviço prestado e o valor recebido.

Emissão de NFS-e pelo aplicativo

Nesta última quinta-feira (1º), o aplicativo da Receita recebeu uma atualização em suas funcionalidades. O sistema permitirá a emissão de notas fiscais eletrônicas, a consulta de notas já emitidas e demais registros.

O aplicativo foi investimento da Receita Federal em parceria com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional dos Prefeitos e outras entidades representativas e contribuintes.

Ademais, seu download é gratuito e possui suporte para as plataformas iOS e Android.

Para aumentar a segurança do aplicativo, é possível protegê-lo com senha e/ou biometria. Além disso, não é obrigatório que o usuário esteja conectado à internet para emitir as notas.

Ainda assim, é necessário enviá-las para o município quando estiver on-line novamente. Não apenas a Receita libera emissão de NF, como também fará com que o cliente receba uma notificação no celular cadastrado assim que a nota for emitida.

Por que a Receita atualizou o aplicativo?

De acordo com a Receita, 70% do PIB brasileiro é produto de empresas do setor de serviços. Sendo assim, a atualização serve para simplificar a tributação. Além disso, auxilia MEIs e grandes empresas a formalizarem adequadamente sua prestação de serviços.

Para os municípios, principalmente aqueles que não têm cobrança de imposto prevista, o aplicativo também é uma solução.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com