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Quer fazer uma reclamação do cartão de crédito? Veja como proceder

Confira dicas e orientações para evitar transtornos e garantir seus direitos como consumidor

O cartão de crédito pode ser um grande aliado para equilibrar as suas finanças, ou ainda pode servir como um complemento da sua renda, caso seja bem utilizado. Entretanto, nem sempre tudo sai como o planejado. As instituições financeiras possuem um grande número de reclamações no Procon, e são amplamente evidenciadas no site Reclame Aqui.

Os problemas referem-se na maioria das vezes a problemas como cobranças indevidas nas faturas, cobrança de anuidade quando não deveria e muito mais. Porém, muitas vezes os consumidores não sabem onde devem recorrer nestes casos. Confira como fazer uma reclamação do cartão de crédito aqui neste post.

Reclame na internet

Primeiramente, é possível efetuar reclamação do cartão de crédito em sites especializados como o Reclame Aqui Com bastante frequência, as instituições financeiras ou administradoras de cartões de crédito costumam manter uma boa reputação na internet, e tentarão solucionar o seu problema com a maior brevidade possível.

Outra maneira bastante eficaz é se manifestar nas redes sociais, especialmente nas páginas oficiais dos bancos. Como há uma grande visibilidade, é possível que entrem em contato com você para administrar o conflito sem que você precise recorrer a outros canais. Envie mensagens de texto através do chat, e e-mails tentando resolver.

Em último caso, ligue diretamente para a empresa. Tente encontrar um acordo pacífico, e veja se você será atendido. Mas atenção: seja claro quanto a sua queixa, e fale o que você necessita. Caso utilize o telefone, anote os pontos principais e anote o número do protocolo de atendimento. Por fim, tente ir pessoalmente falar com o seu gerente. Contudo, caso a instituição seja uma Fintech, provavelmente você não terá como fazer isso.

Caso o seu problema não seja resolvido, você ainda pode procurar a ouvidoria do seu banco. Todos os grandes bancos possuem uma ouvidoria, e precisam disponibilizar um 0800 de contato para os seus clientes.

Procon

Caso nada resolva, vá diretamente ao Procon da sua cidade ou região. Caso você queira comodidade, saiba que a maioria das grandes cidades também possuem atendimento eletrônico do Procon. Para isso, basta preencher alguns dados pessoais, como o seu nome, CPF, e-mail, telefone, empresa reclamada, podendo enviar arquivos que provem fatos sobre a sua reclamação.

Neste link, você encontra todos os endereços físicos de todos os Órgãos de Defesa do Consumidor disponibilizados por estado da federação.

Registre uma reclamação no Banco Central

Você pode ainda registrar a sua reclamação do cartão de crédito diretamente no Banco Central do Brasil. É possível ligar para o 0800-9792345 ou pelo site do BACEN. Dessa forma, a sua reclamação vai constar na lista que é divulgada mensalmente pelo órgão e que serve como parâmetro para outros consumidores que eventualmente sejam lesados.

Imprensa

Muitas vezes, jornais, revistas, sites e rádios possuem espaços reservados para as queixas dos consumidores.

Justiça

Por fim, caso nada resolva, o consumidor também pode ingressar com ações judiciais para exigir os seus direitos.