Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma da Previdência: saiba como receber aposentadoria de 100% do salário

Saiba mais informações sobre como a possibilidade de receber aposentadoria de 100% do salário pelo INSS por aqui!

A Reforma da Previdência tem provocado diversas alterações no cálculo das remunerações previdenciárias. Sendo assim, em alguns tipos de aposentadorias, é possível que os profissionais possam receber 100% do salário.

Diante disso, percebe-se a relevância de entender como as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante sua trajetória profissional impactarão no rendimento final desse benefício. Saiba mais!

Como é possível receber aposentadoria de 100% do salário?

Papel com a palavra "aposentadoria" colocado em cima de uma carteira de trabalho, uma calculadora e uma nota de cem reais.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Existem várias modalidades que permitem ao indivíduo se aposentar recebendo 100% do salário. São elas:

  • Aposentadoria Especial (pós-reforma): para homens, é preciso comprovar 40 anos de contribuição e para mulheres, 35 anos;
  • Aposentadoria por idade: a regra baseia-se em 70% do valor, acrescendo em 1% a cada ano de contribuição;
  • Regra de Transição: exige 40 anos de contribuição para homens e 35 para mulheres.

Contudo, é importante salientar que o valor máximo a se receber é determinado pelo Teto do INSS, que em 2023 é de R$7.507,49. Assim, independente da forma de aposentadoria, o benefício recebido não pode exceder esse limite.

Veja também:

Vai assinar contrato de aluguel? Veja os cuidados que você precisa ter

Dicas para se aproximar do teto

Para receber um valor de aposentadoria 100% do salário ou próximo ao teto do INSS, deve-se observar alguns pontos. Logo, contribuir por mais tempo e com valores mais altos, por exemplo, pode melhorar o resultado final. Além do mais, a idade avançada e o Fator Previdenciário também influenciam no acréscimo do benefício previdenciário.

Ainda, fazer um plano de aposentadoria é um movimento importante para otimizar os benefícios previdenciários. Dessa forma, conhecer as normativas e contribuir de forma estratégica pode incrementar grandemente o rendimento final.

Por fim, é importante possuir um histórico fechado de contribuição e estar sempre atento às mudanças legislativas relacionadas à previdência, como as reformas. Logo, com apoio adequado e informação, é possível maximizar o benefício e conquistar a almejada aposentadoria com 100% do salário.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com