Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Região com mais beneficiários do Auxílio Taxista é surpreendente

Veja quais são as cidades estados com mais beneficiários e confira o calendário de pagamentos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Auxílio Taxista, que prevê o pagamento de R$ 1 mil por mês até dezembro deste ano para os trabalhadores da categoria, foi iniciado na última terça-feira, 16 de agosto. Segundo dados do Ministério do Trabalho, metade dos beneficiários estão concentrados em três estados da região Sudeste do país. 

O programa foi aprovado em junho por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Eleitoral a fim de amenizar os custos com os altos preços dos combustíveis. A estimativa é de que 245 mil trabalhadores sejam pagos neste mês de agosto. 

Auxílio Taxista nas regiões 

O estado com o maior número de beneficiários é São Paulo. São cerca de 55.743 taxistas aptos a receber o benefício. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 21,12% do total de participantes do programa. E em terceiro lugar está Minas Gerais, com 10,22%. 

Por outro lado, os estados com o menor número de atendidos são Tocantins, Amapá e Roraima, com 0,12%, 0,17% e 0,33%, respectivamente. Na unidade federativa do Tocantins, apenas 297 motoristas podem receber o auxílio. 

Em relação às cidades, os resultados não são diferentes. Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte lideram o pódio com um número maior de beneficiados. As capitais Fortaleza e Salvador também representam uma boa porcentagem. 

Segundo a pasta, essa diferença é justificada pelo tamanho das cidades, uma vez que as capitais, enquanto mais populosas, tendem a ter mais motoristas beneficiários do Auxílio Taxista. 

A pasta ainda afirmou que muitos municípios considerados pequenos não chegaram a enviar nenhum tipo de documentação exigida pelo programa.

Calendário Auxílio Taxista 

O cronograma de pagamentos do Auxílio Taxista foi iniciado no dia 16 de agosto. Nesta data, os motoristas receberam o valor referente aos meses de julho e agosto, ou seja, R$ 2 mil. As próximas datas ficaram da seguinte forma: 

  • 30 de agosto: 1ª e 2ª parcelas para aqueles que se regularizarem;
  • 24 de setembro: 3ª parcela;
  • 22 de outubro: 4ª parcela; 
  • 26 de novembro: 5ª parcela;
  • 17 de dezembro: 6ª parcela. 

Regras do Auxílio Taxista

Para receber o Auxílio Taxista, os trabalhadores devem seguir as seguintes regras determinadas pelo Governo Federal:

  • CPF e CNH (Carteira de Habilitação) regularizados;
  • Registro para exercer a função até o dia 31 de maio de 2022;
  • Motorista titular de táxi de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital. 

Os motoristas com CPF vinculado à concessão de pensão por morte ou auxílio-reclusão ficam impedidos de receber o benefício. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Celso Pupo / Shutterstock.com