Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se os seus dados foram usados para realizar empréstimos?

Conheça a ferramenta do Banco Central e tire todas as suas dúvidas.

0

Depois dos diversos casos de vazamento de dados ocorridos nos últimos meses, muitos brasileiros vem descobrindo que os seus nomes e dados foram usados para realizar a abertura de contas correntes e empréstimos ilegais. Ao todo, são 223 milhões de números de CPF expostos de pessoas por todo o país.

Apesar de não ser possível saber com certeza se você foi uma das pessoas que teve seus dados vazados, o site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. Dessa forma, você pode fazer o cadastro pelo aplicativo do banco no celular e também pela internet. Saiba mais a seguir.

Privacidade: como saber se os seus dados foram usados para realizar empréstimos

Assim, para cadastrar-se no Registrato, basta um credenciamento simples para você controlar a sua situação em todas as instituições financeiras. Portanto, para iniciar o processo, acesse o site do Banco Central, que permite consultar quantas contas bancárias e empréstimos você possui, e siga o passo a passo:

  • se esse for o seu primeiro acesso, clique em pessoa física e comece a fazer o credenciamento.
  • depois de indicar o primeiro acesso, é preciso abrir o aplicativo do seu banco no celular e seguir as instruções do Banco Central. Guarde o PIN gerado.
  • vá até o site do Banco Central, prossiga com o cadastro e preencha todas as informações. Além disso, lembre-se de incluir o número do PIN criado pelo aplicativo do seu banco.
  • acesse a página Registrato. Faça o login e utilize a senha cadastrada. Se ela não funcionar, tente criar uma nova senha.
  • após o login, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios.
  • Pronto. Confira se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.

Saiba como fazer o credenciamento pela internet

Já para fazer o credenciamento pela internet, os passos são diferentes. Ao selecionar o internet banking, comece pela frase de segurança na página do Banco Central. Em seguida, preencha todos os seus dados para conseguir a frase de segurança. Assim, com a frase de segurança criada, é possível fazer o credenciamento no site do seu banco.

Agora, vá para o site do seu banco. Se houver uma área de busca, pesquisar por Registrato pode ser um caminho mais rápido para você conseguir fazer o cadastro da chave. Com a frase cadastrada no seu banco, siga para a próxima etapa. Então, preencha todos os campos. Lembre-se que você vai utilizar novamente a sua frase.

Por fim, com o fim do cadastro, já é possível acessar a página do Registrato. Se você não for transferido automaticamente, clique aqui. Faça o login e utilize a senha cadastrada. Na próxima etapa, já logado, clique em “Meus Endividamentos” e Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios e pronto. Você já pode verificar os empréstimos feitos em seu nome.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...