Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regra para publicidade com influencers é implementada; confira

Agora, os bancos têm novas regras a seguir em suas parcerias com influenciadores digitais. Entenda todos os detalhes.

Ontem (13), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) passou por algumas mudanças. As novas regras entrarão em ação quando os bancos fizerem parcerias com influenciadores digitais para divulgarem seus serviços aos clientes.

A regulamentação que passou por algumas atualizações em setembro é responsável pelas novas diretrizes impostas. Portanto, a intenção das novas regras é que haja mais responsabilidade e transparência nessas parcerias entre bancos e influenciadores digitais.

Nesse sentido, as regras exigem que os influenciadores comuniquem, de forma escrita ou verbal, quando estiverem realizando publicações patrocinadas ou em parceria com instituições financeiras. Sendo assim, os bancos deverão arcar com as responsabilidades envolvendo os conteúdos dessas publicações.

Instituições financeiras estão sob novas regras da Anbima

plataforma de influenciadores

Detalhada pela Anbima, a nova regulação aborda diversos aspectos, incluindo os contratos entre instituições e influenciadores e a responsabilidade das instituições por publicidades relacionadas a produtos de investimento.

Veja também:

Aplicativos de banco vão ACABAR? Entenda o que vai acontecer

Além disso, ela ainda diz respeito ao armazenamento de documentos referentes à contratação de influenciadores e à produção publicitária. Nesse sentido, Luiz Henrique Carvalho, gerente-executivo de distribuição de produtos de investimento e previdência da Anbima, destaca alguns detalhes.

Contratos detalhados para publicidades

Carvalho explica que as instituições que não cumprirem as novas regras estarão sujeitas a sanções, que podem variar desde multas até a expulsão da associação, passando pela suspensão do selo da Anbima.

A regulação determina que um contrato minucioso seja feito para toda publicidade de influenciadores digitais para instituições financeiras. Portanto, o contrato deve conter a descrição detalhada dos produtos de investimento, os meios autorizados para divulgação, e se o influenciador estará sujeito a regulações específicas.

Além disso, as novas regras exigem que os influenciadores atuem com boa-fé, transparência e diligência, esclarecendo de forma clara quando uma publicação se trata de uma propaganda e identificando a instituição que os contratou.

Veracidade na publicidade de influencers

As instituições financeiras são também responsáveis por garantir a veracidade e completude das informações divulgadas, evitando que o investidor seja induzido ao erro. Além disso, deve ssegurar que os influenciadores contratados possuam as certificações necessárias, quando aplicável.

A Anbima estabelece ainda que as instituições devem armazenar, por no mínimo um ano, os documentos relacionados à contratação de influenciadores e às publicidades produzidas, estando disponíveis para a associação quando solicitado.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com