Aplicativos de banco vão ACABAR? Entenda o que vai acontecer
Os aplicativos de banco vão acabar? Entenda o assunto que está dando o que falar para os clientes de bancos, que se assustaram com decisão!
Os aplicativos de banco vão acabar? Talvez seja esse o caminho. Isso porque, na última sexta-feira (10), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que os aplicativos dos bancos tradicionais devem ter uma substituição significativa. Isso ocorre após o avanço do Open Finance, um sistema que facilita o compartilhamento de dados entre diversas instituições financeiras.
Campos Neto explicou que, em aproximadamente um ano e meio a dois anos, a previsão é que não existam mais aplicativos individuais do Itaú, Bradesco ou Santander. Em vez disso, os usuários terão acesso a um aplicativo agregador.
Esse app vai permitir o acesso a todas as suas contas bancárias por meio do Open Finance, ou seja, seus dados serão concentrados em apenas um único lugar. Além disso, o agregador possibilitará a comparação de serviços oferecidos pelas instituições financeiras, como taxas de juros.

Ideia pode parecer mais simples e fácil para clientes dos bancos
O presidente do Banco Central referiu-se à adição de uma categoria de investimentos. Nela, os usuários terão a opção de selecionar o banco que proporciona custódia de recursos a um custo mais baixo. Outros serviços, como seguros, também são previstos para estar disponíveis no Open Finance no futuro.
Veja também:
Apagão da Enel que deixou brasileiros sem luz gerou prejuízo BILIONÁRIO; confira
Campos Neto informou que, antes mesmo do lançamento dos novos recursos, cerca de 50 a 60 milhões de brasileiros já aderiram ao Open Finance. A confirmação dessas informações aconteceu no evento da MBA Brasil em Chicago, nos Estados Unidos.
Migração de dados no Open Finance
É relevante salientar que o Open Finance atualmente facilita a transferência de informações entre instituições, significando que é possível transferir os dados de uma conta para outra. No entanto, o Banco Central está trabalhando para aprimorar a biometria, visando proporcionar um nível de segurança ainda maior que os atuais.
A ideia do Open Finance é trazer mais praticidade aos clientes, e com a boa quantidade de usuários que já aderiram à modalidade, isso pode funcionar melhor ainda futuramente. Agora, é preciso determinar se os aplicativos de banco realmente vão acabar com essa inovação.
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com