Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investimento em Renda Fixa: conheça os principais tipos

Tesouro Direto, CDBs, Fundos de Investimentos. Saiba mais sobre cada um

0

Quando falamos em investimentos de renda fixa, Tesouro Direto, CDB e poupança são os mais conhecidos. Porém, o que realmente significa renda fixa? E por que esse tipo de solução é tão procurada? Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre conceito básicos, como investimentos prefixados e pós-fixados, entre outros. Então, continue lendo!

Investimento em Renda Fixa: conheça mais sobre esse tipo de solução

Dessa forma, primeiramente vale dizer que a renda Fixa é um tipo de investimento no qual o investidor (ou seja, você) tem maior clareza de quanto poderá receber ao final. Para isso, você pode escolher entre renda fixada prefixada e pós-fixada. Confira:

  • Prefixado: nesse tipo de investimento, você já sabe exatamente qual será o retorno no futuro. Ou seja, você sabe a taxa de rendimento ao ano.
  • Pós-fixado: já o pós-fixado ocorre quando o rendimento da renda fixa é atrelado a algum outro índice da economia. Por exemplo, um rendimento de 100% do CDI (uma taxa comum usada pelos bancos). Nesse caso, o investidor sabe que seu dinheiro vai render conforme algo específico, mas esse indicador possui variações.

Seja membro

Vale dizer que os prefixados apresentam menos riscos para o investidor, Por outro lado, em geral, os pós-fixados são considerados investimentos bem seguros. Outro dado importante é a liquidez do investimento renda fixa. Muitos possuem liquidez diária, o que significa que o dinheiro colocado nele pode ser resgatado a qualquer momento.

Renda fixa e venda variável: qual vale mais a pena?

Além da renda fixa, existe outro tipo de investimento, a renda Variável. Nesse caso, como o próprio nome sugere, ele é o oposto da Renda Fixa: os produtos financeiros desse tipo variam, o que significa que o rendimento também varia ao longo do tempo.

Mas, será que a renda fixa vale a pena? Afinal, a renda variável parece ser, em um primeiro olhar, mais vantajosa. Só que o retorno de um ativo costume ser proporcional ao seu risco. Ou seja, quanto maior o retorno possível, maior o risco.

Por fim, veja os principais tipos de investimentos em renda fixa:

Tesouro Direto

Plataforma do Tesouro Nacional para compra de títulos público. Nesse caso, quando você compra um título do Tesouro está emprestando dinheiro ao governo, que devolve os valores com juros. Os títulos podem ser com taxas de juros pré ou pós-fixada.

CDBs

Enquanto no Tesouro você empresta dinheiro ao governo, no CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, emprestará dinheiro aos bancos. Assim, para tornar suas operações internas possíveis e atender aos clientes que precisam de crédito, os bancos também tomam seu dinheiro emprestado pagando juros. Esses ativos também podem vir com juros pré ou pós-fixados.

LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos de dívida em que o investidor empresta dinheiro ao mercado do agronegócio ou imobiliário. Uma das vantagens desses dois investimentos de Renda Fixa é que não há incidência de imposto de renda. Aqui, também, o investidor também poderá encontrar títulos com taxas pré ou pós-fixadas.

Fundos de investimento

Por fim, os fundos de investimento são grupos de investidores que se juntam para investir em uma mesma carteira de ativos. Essa administradora vende as chamadas “cotas”, e o investidor terá o rendimento da carteira proporcional ao número de cotas que possui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kmpzzz / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.