Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do Imposto de Renda será paga nesta terça-feira (30); veja se vai receber

Confira quem recebe a restituição do Imposto de Renda nesta terça-feira (30) e o prazo para sacar os recursos!

Nesta terça-feira (3), a Receita Federal irá disponibilizar mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Assim, o crédito ocorrerá diretamente na conta bancária informada na declaração ou através da chave Pix, que deve ser o CPF do contribuinte.

Dessa forma, este lote contemplará 353.348 contribuintes com um total de R$ 457.737.780,06 sendo distribuídos. Importante destacar que, desse montante, R$ 381.694.119,54 são destinados aos contribuintes com direito a prioridade. Veja mais detalhes!

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

Portanto, entre aqueles que têm prioridade no recebimento da restituição estão idosos acima de 80 anos, cidadãos de 60 a 79 anos, pessoas com deficiência ou enfermidades graves, além de professores que têm a docência como principal fonte de renda.

No entanto, se, por qualquer razão, o crédito não ocorrer, como no caso de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por um ano. Assim, para reagendar ou movimentar estes valores, os contribuintes podem acessar o Portal BB ou entrar em contato através dos telefones disponibilizados para relacionamento.

Imagem de mulher segurando cédulas de real e sorrindo
Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Consulta ao pagamento

Enfim, a Receita Federal liberou a consulta a esse lote residual de restituição do IRPF no dia 23 de abril. Dessa forma, o acesso é simples: basta entrar no portal da Receita Federal, navegar até “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”.

Contudo, caso o contribuinte encontre pendências ou erros em sua declaração durante a consulta, há a possibilidade de retificação. Assim, essa ação pode ocorrer por meio do extrato de processamento no e-CAC, assegurando que as correções necessárias sejam efetuadas para evitar futuras complicações fiscais.

Veja também:
Apenas 4 estados brasileiros vão fechar as contas no azul em 2024

Por fim, vale destacar que o valor fica disponível para resgate por até um ano. Todavia, caso não haja o resgate dentro desse período, o contribuinte deverá solicitar os recursos no Portal e-CAC, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com