Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Resultado da perícia médica do INSS não saiu; e agora?

Veja o que fazer caso a sua perícia médica do INSS esteja demorando muito ou se não houver resposta nenhuma no sistema.

Após a longa espera para a realização da perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surge outra ansiedade: acessar o resultado. 

Contudo, não é incomum chegar o dia de conferir o resultado e este ainda não estar liberado ainda. Esse cenário é especialmente frequente no caso de perícias para concessão de auxílio-doença.

O que é o acerto pós-perícia

O INSS dispõe de um serviço que permite aos segurados regularizar seus dados após a realização da perícia médica, o acerto pós-perícia. Caso seu resultado esteja demorando, é possível que exista alguma pendência ou erro em seus dados que precise de correção antes da liberação do resultado.

Benefícios INSS para quem tem síndrome do pânico
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Para quem aguarda a concessão do benefício e não pode trabalhar, a demora pode ser motivo de ansiedade e frustração. Por isso, é fundamental conhecer as etapas do processo e saber o que fazer caso o resultado da perícia não esteja liberado no prazo normal, que é às 21h do mesmo dia de realização da perícia.

Resultado da perícia médica do INSS ainda não saiu? O que fazer?

Caso o resultado não esteja liberado, é recomendável que o segurado agende o serviço de acerto pós-perícia. Portanto, entre em contato com o INSS através do número 135 e solicitando o serviço. Posteriormente, é necessário acompanhar pelo aplicativo ou site do Meu INSS quais são as pendências ou erros que necessitam de correção.

Importante lembrar que a solicitação do acerto pós-perícia deve ser feita pelo próprio segurado e que todas as etapas subsequentes são realizadas de forma remota, não havendo necessidade de comparecer a uma agência do INSS.

A correção de eventuais pendências é fundamental para a liberação do resultado da perícia e, consequentemente, a definição sobre a concessão do benefício.

Agora e se mesmo assim não tiver resposta?

Além dos muitos atrasos na análise do acerto pós-perícia, o INSS ainda precisa lidar com várias outras urgências, onde muitos segurados estão esperando há meses por uma resposta.

Veja também:

Quais são os direitos do trabalhador informal?

Nesses casos, uma opção é entrar com um mandado de segurança, ação jurídica que destinada a obrigar a autarquia a realizar a análise do processo.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com