Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revelado o que tem deixado as mulheres endividadas

70% dos endividados entre 25 e 51 anos são mulheres, com as contas acumuladas principalmente no cartão de crédito e em financiamentos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Atualmente, 68% dos endividados têm entre 25 e 51 anos, com as contas acumuladas principalmente no cartão de crédito e em financiamentos. Sendo que 70% desse total são mulheres, de acordo com um levantamento realizado pela Paschoalotto, empresa especializada em cobrança de dívidas, a pedido do Estadão.

Renda insuficiente

O número de mulheres que chefiam seus lares cresceu nos últimos anos e alguns fatores explicam a inadimplência mais frequente entre elas”, explicou o economista-chefe da empresa, que tem os grandes bancos e varejistas como clientes, Reinaldo Cafeo. De acordo com ele, muitas vezes a renda é insuficiente para arcar com todos os gastos. Assim é feito uma priorização das contas a se pagar e das que serão adiadas ou deixadas de lado.

Dessa forma, a prioridade é dada às contas do dia a dia. Assim, cartão de crédito, carnês e financiamentos ficam de lado. A falta de educação financeira também prejudica a situação econômica, pois faz com que as pessoas aceitem juros abusivos, o que faz com que as contas saiam do controle.

Devedores

O levantamento considera os mais de 5,5 milhões de devedores que passam pelo sistema da Paschoalotto todo o mês. Além disso, mostra que o endividamento atinge, em grande parte, as famílias com uma renda mensal de até dez salários mínimos, que correspondem a 76% do total.

Maria Roale, responsável pela área de Pesquisa do Grupo Consumoteca, explicou que a situação financeira entre as mulheres do Brasil também foi danificada durante a pandemia de covid-19.

“Vivemos em um País onde a informalidade de trabalho está muito presente entre as mulheres. Com isso, elas têm renda mais incerta. Este momento está sendo chamado de recessão feminina, onde as conquistas que as mulheres tiveram no mercado de trabalho retrocederam muito nos últimos dois anos”, afirmou.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.